Formação em Saúde Mental, crack, álcool e outras drogas acontece na Secretaria da Saúde
21/03/2014 Notícias , Saúde , Sem categoriaA Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, em parceria com o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz, o Grupo Hospitalar Conceição e a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), está realizando em São Francisco do Conde uma capacitação para o projeto Caminhos do Cuidado: Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas), visando melhorar a atenção ao usuário de entorpecentes e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.
O curso acontece até o dia 26 de abril e o público-alvo são Agentes Comunitários de Saúde – ACS e técnicos em enfermagem da Atenção Básica. Entre os objetivos da ação esta acompanhar, monitorar e dividir a responsabilidade no cuidado de pessoas que também são atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.
“A política de cuidado com a saúde mental, que era voltada para a internação em clínicas e hospícios vem mudando na país. Hoje, nosso principal objetivo é promover a reabilitação e inclusão social desses sujeitos, garantindo seus direitos de cidadãos”, Explicou a turora do curso, Goya Pitágoras, que também salientou a importância da Estratégia de Saúde da Família no processo de reintegração e reabilitação dos indivíduos: “Os postos de saúde são a porta de entrada do cidadão no SUS e os Agentes de Saúde são importantes multiplicadores de informação. As equipes precisam receber e cuidar de todos os cidadão na atenção primária independentemente se o mesmo é atendido por outro serviço de maior complexidade”, completou.
A Diretora de Planejamento da SESAU, Layla Kelly Silva, é uma das tutoras do curso e explica que um dos objetivos dessa capacitação é: “quebrar paradigmas e preconceitos e promover de forma integral o cuidado dos usuários do Sistema Único de Saúde”. Já o Agente Comunitários de Saúde, André Moreira, que atua na sede, no Programa dos Agentes Comuinitários de Saúde – PACS, explicou que “questões como o álcool e as drogas são de responsabilidade de toda sociedade e precisa ser compartilhadas como medida de prevenção e redução dos seus fatores de risco”.
A capacitação acontece no Auditório da SESAU. A ação se insere no eixo de cuidado do plano integrado de combate às drogas: ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.
O curso está dividido em três eixos temáticos:
• Eixo Temático 1: Conhecendo o território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidado em saúde mental.
• Eixo Temático 2: A caixa de ferramentas dos ACS e atendente de Enfermagem na Atenção Básica
• Eixo Transversal: Reforma Psiquiátrica, Redução de Danos e Integralidade do cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental e no uso de álcool, crack e outras drogas.