Governo da Bahia realizou abertura da Oficina Rede de Atores do Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos-os-Santos em São Francisco do Conde
28/02/2019 TurismoO Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – SETUR e do Consórcio RBTS, realizou na manhã da última segunda-feira (25), a abertura da Oficina Rede de Atores do Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos-os-Santos (RBTS), que aconteceu no Pré-ENEM (antigo Pré-vestibular), na atuação do PRODETUR Nacional.
O objetivo da ação é organizar a governança em torno de uma rede de atores público-privados relevantes desses segmentos, com interesses comuns, visando a melhoria das condições de competência, bem como o desenvolvimento sustentável do turismo náutico e cultural da Baía de Todos-os-Santos.
Na ocasião se fizeram-se presentes, a secretária de Turismo – SETUR, Ússula Flávia, a secretária de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, Ana Christina Oliveira, a secretária de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude – SDHCJ, Luciana Araújo, o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE, Aloísio Oliveira, o ouvidor geral do município, Alberto Jorge Mattos (Beto Maria), o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Santos Lopes (Pantera), o superintendente da Secretaria de Governo, Eliezer de Santana, além da secretária de Turismo da Bahia – SETUR, Tâmara Azevêdo, representante da Rede de Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos-os-Santos.
A ação também contou com a presença de investidores que têm apostado no turismo de São Francisco do Conde, sendo eles: o representante do Sítio de Praia de Bimbarras, Jacó de Venturi; o presidente da Confederação Baiana de Automobilismo, Miguel Jacob; Bruno Jacob, vice-campeão mundial de jet ski e campeão interamericano de jet ski; além de Mário Ribeiro, dono da fazenda Engenho D’Água.
O evento deu início com apresentações do grupo de Samba Coral dos Pescadores e Marisqueiras de São Francisco do Conde. Logo em seguida, a secretária de Turismo, Ússula Flávia, em sua fala, ressaltou o quanto foi fundamental a presença de todos nesse primeiro passo rumo ao turismo náutico e cultural do município, além dos desafios a serem enfrentados. “Estamos aqui estabelecendo o primeiro momento da Rede de Atores de Turismo Náutico e Cultural da Baía de Todos-os-Santos. Eu quero agradecer a todos que se fizeram presentes, pois esse é o momento que o município começa a interagir diretamente com os outros 17 municípios, na perspectiva de fazer acontecer o turismo náutico e cultural. São Francisco do Conde é um berço de atrativos culturais, naturais e histórico, mas toda essa potencialidade precisa se traduzir em produto. A cidade pra ser boa pra quem chega tem que ser boa pra quem vive”,declarou.
Ússula também apresentou os três grupos produtivos selecionados pelo PRODETUR a serem trabalhados nesse projeto, sendo eles: as mulheres da Associação de Artesãs do Caípe, o Grupo Lindro Amor Axé e As Paparutas. “Estamos apostando na diversificação, ou seja, não teremos apenas grupos da sede, mas também os bairros serão contemplados nessa luta. Estamos investindo em pessoas que irão ocupar esses espaços, e é isso que a gente quer, pessoas imbuídas nesta causa”, afirma a secretária.
Tâmara Azevêdo, representante da Rede da Baía de Todos-os-Santos, falou também em nome do governador Rui Costa, expressando o quanto eles estavam felizes por esse momento. Tâmara apresentou para os participantes o PRODETUR, com a finalidade de conscientizar o papel de cada um nessa construção, além de ressaltar a importância desse novo projeto para o turismo de São Francisco do Conde. “O PRODETUR é um programa de desenvolvimento do Turismo, ele é um programa bem diversificado, então quando São Francisco do Conde abraça esse programa ele está abraçando o desenvolvimento econômico da região como um todo, e a gente acredita muito que daqui até o próximo ano a Baía de Todos-os-Santos seja vedete no turismo mundial”, declarou a secretária de Turismo da Bahia.
Segundo Tâmara, o objetivo do PRODETUR é desenvolver e fortalecer o turismo cultural e náutico na Baía de Todos-os-Santos, gerando fluxo para a zona turística, garantindo a geração de empregos formais e o aumento de renda das populações dos 18 municípios que compõem a BTS.
Um dos projetos apresentados por Tâmara foi a Qualificação para a Náutica (instituto MDS), que busca capacitar 200 jovens e adultos para atuarem no turismo náutico e sensibilizar 70% dos empreendedores náuticos existentes na BTS, para promover a absorção da mão de obra qualificada, além de realizar cursos em 05 áreas distintas da náutica, para dar impulso à diversificação da prestação de serviço do turismo náutico na BTS.
“Gostei muito desta iniciativa que irá nos comprometer, nos responsabilizar para que o turismo da cidade levante voo, Ússula, assim com Tâmara foi muito clara em dizer que se nós não nos imbuirmos e não nos responsabilizarmos nesse processo, nada vai acontecer, e PRODETUR vem justamente para nos capacitar, identificar nossas fragilidades e fortalecer o turismo da nossa cidade”, afirma Dona Alva Célia Medeiros, representante da Lindro Amor Axé no município.