Jornada reuniu grande público de professores e gestores da rede municipal no Baiacão nesta quarta-feira (24)
25/02/2016 Educação , Notícias , Sem categoriaComeçou nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2016 – “Educação se faz com a participação de todos – Avaliação em Questão”, do município de São Francisco do Conde. O evento reuniu um grande público de professores, coordenadores e gestores da educação municipal no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão. Ainda estiveram presentes no local: vereadores, secretários municipais e o prefeito Evandro Almeida.
A Jornada é o momento que marca o início do ano letivo na cidade, onde são realizadas palestras e workshops com o intuito de criar um ambiente de construção para o que será levado para sala de aula durante todo o ano. A realização é da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC. A ação segue nos dias 25 e 26 de fevereiro.
Na mesa de abertura do evento estavam presentes o prefeito – Evandro Almeida; a secretária da Educação – Ana Christina Oliveira; o presidente da Câmara de Vereadores – Robson Portugal; o secretário de Desenvolvimento Social – Aloísio Oliveira e o presidente da APLB no município – Dielson Jovêncio dos Santos. “Quero dizer a vocês que nós possamos nos unir para fazer a educação prosseguir no nosso município da melhor forma possível. Sabemos que isso leva um tempo, mas tudo isso depende de nós. Com calma nós conseguiremos mudar o rumo da educação do nosso município. Convido vocês, profissionais, a se filiarem a APLB e juntos vamos fortalecer essa luta”, declarou o presidente da APLB Dielson dos Santos.
A abertura da Jornada contou com a apresentação do Coral de Flautas do Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA, do Monte Recôncavo, que foi citado pela secretária da Educação durante sua fala. “Nós temos que ressaltar também o que tem dado certo. Hoje tivemos a apresentação do coral da escola do Monte, que é um projeto que tem dado certo. Sabemos que temos algumas dificuldades, mas não podemos nos esquecer de tudo que está sendo feito e que nos traz resultados positivos. Hoje, aqui na Jornada, nós daremos o primeiro toque da valsa que iremos dançar ao longo do ano. Hoje damos início ao nosso ano letivo com esse encontro que tem por objetivo apresentar e debater os rumos da nossa rede para todo o ano”, declarou Ana Christina Oliveira, gestora da pasta.
Oliveira ainda falou sobre o concurso previsto para contratação de profissionais da Educação, sobre a implantação de um colégio genérico do CPM – Colégio da Polícia Militar e também sobre o plano de cargos e salários dos profissionais da educação. “O concurso é fato. Nós fizemos uma reformulação no REDA de vocês para que pudéssemos começar o ano de 2016 com todos vocês atuando. Então, o REDA está mantido até o final deste ano. E, em 2017, a nossa proposta é iniciar o ano com aqueles que forem aprovados pelo concurso público. É com muita satisfação que digo a vocês que o CEAS vai se transformar na primeira escola genérica do CPM no estado. Esse é um projeto-piloto da Polícia Militar, em que nossa escola será administrada com a disciplina e ordem da PM. Além disso, vale ressaltar sobre o plano de cargos e salários em que conseguimos já oferecer 30% de AC aos docentes e estamos buscando uma alternativa para também valorizar os salários dos coordenadores, diretores e vice-diretores das nossas escolas”, enfatizou a secretária.
“Eu agradeço a Deus por estar aqui com vocês hoje fazendo essa Jornada Pedagógica 2016 e aproveito esse momento para agradecer a todos vocês pelas correntes de orações que eu sei que todos fizeram para o restabelecimento de minha saúde. Eu agradeço do fundo do meu coração por estarmos aqui hoje firmes e fortes abrindo essa Jornada. Todos sabem que a educação é uma das nossas prioridades e por isso vamos continuar buscando fazer o melhor pelo nosso município. E quero agradecer a todos vocês que trabalham em prol da educação de São Francisco do Conde”, disse o prefeito Evandro Almeida.
O evento contou ainda com uma palestra da superintendente da Secretaria da Saúde – Eleuzina Falcão, que falou sobre a importância da participação de todos no combate ao Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Ela também ressaltou as ações que têm sido feitas no município para combater esse transmissor. “Nós ainda levaremos no mínimo três anos para criar uma vacina que combata a ação desse mosquito, então, nós temos que nos transformar em agentes de combate nessa luta que deve ser constante e diária”, declarou Falcão.
Outra convidada do evento foi Maria Noêmia Menezes de Souza, coordenadora da ONG Vidas, que ajudou a criar o Ateliê de Costura com 50 mulheres do bairro de São Bento. Noêmia falou sobre o projeto que surgiu com a proposta de dois anos de duração – sendo que o primeiro ano foi de capacitação e o segundo de busca de alternativas de sustentabilidade para as mulheres do ateliê. “É com muita satisfação que estou hoje aqui representando essas mulheres batalhadoras. Nós fizemos a produção de 1.000 sacolas que serão entregues aos profissionais da rede municipal. Foi um trabalho imenso, mas satisfatório porque estamos vendo que essas mulheres já começam a ter retorno pelo seu trabalho”, disse.
A Jornada conta ainda neste primeiro dia com as seguintes palestras:
Palestra Magna como o tema: “Avaliação em questão” – Professora Tereza Pena Firme.
Palestra com o tema: “Estimulação das Potencialidades Cognitivas dos Escolares”- Neuropsicóloga Cleudia Fernandes.
“A Jornada Pedagógica é muito válida para nós, profissionais da Educação. É um momento que deve ser contínuo. É uma excelente oportunidade para todos os educadores e espero que nossos docentes aproveitem ao máximo esse momento. Cada ano que passa é um enriquecimento. É a oportunidade dos profissionais da Educação se atualizarem”, ressaltou Brasília Maria do Amaral Teixeira, diretora da escola da Ilha do Paty.