Mutirão de Catarata: Morador acima de 55 anos e/ou com indicação cirúrgica deve procurar Unidade de Saúde e SESAU, até 23 de outubro
15/10/2018 Notícias , SaúdeEm parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB, a Prefeitura de São Francisco do Conde ofertará a comunidade franciscana vagas para o Mutirão de Cirurgia de Catarata, que ocorrerá em Candeias, no Hospital José Mário dos Santos (Ouro Negro).
O Mutirão ocorre no dia 26 de outubro de 2018, para moradores de São Francisco do Conde, e o público-alvo são moradores acima de 55 anos e/ou pessoas com indicação médica para a cirurgia.
Para ter acesso a esse serviço, o morador deve procurar a sua Unidade de Saúde da Família até 23 de outubro e realizar um cadastro ou a Secretaria Municipal de Saúde.
A triagem, consulta e a cirurgia vão acontecer no mesmo dia (26 de outubro).
Algumas das Recomendações aos Pacientes são:
– Não é necessário jejum para realizar a cirurgia (pacientes devem ter se alimentado com café, frutas, pães);
– Os pacientes devem trazer seus alimentos/lanches para aguardar o tempo de permanência no Mutirão;
– Os pacientes, caso utilizem remédios de uso continuo, devem manter o seu uso diário normal;
– Em caso de atendimento prioritário, o motivo deve ser relatado no cadastro ou no dia do atendimento. A exemplo: deficiente físico.
Catarata – A doença é definida por uma alteração do cristalino, a lente natural do olho, que contribui com a focalização da imagem. Essa lente fica mais opaca e a perda da transparência dificulta a chegada da luz com consequente diminuição da visão. A qualidade da visão pode ficar comprometida, com menor percepção de contraste e com o avanço, há visão progressivamente mais borrada, interferindo na qualidade de vida.
A catarata tem cura, porém a cirurgia deve ser realizada assim que for feito o diagnóstico para evitar comprometimento total da visão.
Os principais sintomas da catarata são:
Diminuição da visão;
Visão embaçada;
Aumento da sensibilidade à luz;
Alteração da visão das cores;
Alteração da cor do olho.