NOTA À IMPRENSA SOBRE A BALEIA JUBARTE ENCALHADA

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente da Prefeitura de São Francisco do Conde foi acionada pela população no sábado (08/07/2023) para o atendimento de uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhada na região do Caípe de Baixo. Prontamente a SEINFMA entrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da PMBA (COPPA) e com o Projeto Baleia Jubarte, para auxiliar no desencalhe do animal. Foram realizados três desencalhes pelas equipes especializadas com o suporte da Transpetro, no entanto o animal retornava para águas mais rasas e voltava a encalhar. Segundo os médicos veterinários, esse animal apresentava a nadadeira direita sem movimentos, devido a uma fratura ou luxação, o que a impedia de realizar a natação correta. Lembramos que os encalhes acontecem quando a baleia já não está saudável e que na grande maioria dos encalhes no mundo todo animal vem a óbito.

Na segunda-feira (17/07), a SEINFMA foi informada pela população, que o animal veio a óbito. A Secretaria entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, com o INEMA, o IBAMA e o Projeto Baleia Jubarte para encontrar a melhor solução para a remoção do corpo do animal. A solução encontrada até o presente momento será a tentativa de rebocar a carcaça do animal, através dos rebocadores da TRANSPETRO, que se solidarizaram com a trágica situação, e se voluntariaram em auxiliar nessa complicada operação logística, até um local apropriado. Nesse local, haverá a tentativa de içar o corpo do animal para um caminhão da empresa de limpeza urbana MM, que o transportará até o Aterro Sanitário Essencis Bahia, localizado em São Francisco do Conde.

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, aproveita a nota para agradecer aos colegas da Secretaria Municipal de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP), aos parceiros do Projeto Baleia Jubarte que desde o primeiro momento nos auxiliaram em como proceder nessa inédita situação. Agradecemos também a empresa TRANSPETRO pelo suporte necessário nessa operação.