Nota de Solidariedade
08/07/2016 Notícias , Sem categoriaA Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde vem a público se solidarizar com a família de Ravena Queiroz de Carvalho, de sete anos, que morreu após suspeita de ingerir veneno e tem se colocado também à inteira disposição da família das gêmeas Karina e Karoline de Jesus Santos, de seis anos, desde o acontecimento. As meninas são moradoras da Rua Nova Jerusalém, Curupeba, bairro de São Francisco do Conde.
A Prefeitura tem disponibilizado veículo aos familiares para que possam estar próximos as meninas nesse momento difícil e tem colocado à disposição profissionais da saúde, educação e assistência social para darem apoio no hospital e nas residências das famílias desde o dia do ocorrido. Ontem, dia 06 de julho, a família se reuniu com o pediatra do Hospital do Subúrbio e com a assistente social, junto à representantes da Secretaria da Saúde, para acompanharem o estado de saúde das meninas. Hoje, dia 07 de julho, a assistente social da Secretaria Municipal da Saúde, Elivânia Ferreira, esteve na casa da família e retornou a Salvador junto com a mãe das gêmeas.
As duas famílias são acompanhadas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) acessando Benefícios Eventuais e, especificamente os familiares das gêmeas, obtiveram encaminhamento e agendamento para perícias médicas junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tendo em vista acessar o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), dado reconhecimento de apresentação de problemas de saúde de um dos oito filhos do casal.
Em tempo, a Secretaria de Desenvolvimento Social informa que, através da assistente social, Rosilda Germano, ainda no dia 06 de julho, data da ocorrência dos fatos, intermediou a comunicação com o Hospital do Subúrbio, quanto ao estado de saúde das meninas e os cuidados prestados as duas crianças. A partir da troca de informações institucionais entre o CRAS e serviço social do Hospital do Subúrbio, a equipe garantiu, na ocasião, que: “Frente ao agravante da situação, todos os esforços estavam sendo empreendidos”.
A família de Ravena Queiroz de Carvalho apresenta registro de informações regulares no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚNICO) desde março de 2016, enquanto que a família das gêmeas Karina e Karoline de Jesus Santos apresentam registros sociais no âmbito municipal que datam do ano de 2015. A Secretaria de Desenvolvimento Social tem procurado os meios legais disponíveis para auxiliar essas famílias nesse momento difícil.