Oficina de Formação e Informação do Movimento Popular de Saúde aconteceu em São Francisco do Conde

Foto_Oficina

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de São Francisco do Conde realizou na última sexta-feira, 19, a Oficina de Formação e Informação do Movimento Popular de Saúde (MOPS) da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB).

A abertura foi feita pela secretária municipal, Telma Silva; pelo Presidente do CMS, Antônio Bartolomeu Silva; pelo Sr. Silvio Leal, do MOPS estadual ; e Valdir Estrela, da 1° DIRES (Diretoria Regional de Saúde). O Movimento começou no ano de 1991, com profissionais, pesquisadores, militantes e ativistas atuantes na área. O objetivo é promover educação em saúde.

O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), foi destinado a lideranças da sociedade civil.

As pessoas precisam aprender quais são seus direitos enquanto cidadãos. Elas sabem apontar o que está errado, mas não tem o conhecimento de como podem ajudar a mudar aquilo que criticam”, salientou o Sr. Antônio Bartolomeu Silva.

Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos, compostos por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); tem como finalidade atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.