Projeto APÃES Delicatessen é iniciado no município

Uma manhã de fortes emoções e perspectiva de grandes oportunidades. Assim foi a sexta-feira, 30 de novembro, dos membros que compõem a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Francisco do Conde, durante a Aula Inaugural do Projeto APÃES Delicatessen. Projeto este, que passou por uma forte concorrência a nível nacional para ser aprovado e patrocinado pela Petrobras, e que irá capacitar 50 jovens da instituição.

Esse nosso momento expressa a vontade de viver. É como diz a música ‘Ser Diferente É Normal’”, disse emocionada Eliana Rosa, gestora social e co-fundadora da APAE do município. Para ela, o desenvolvimento do projeto contribuirá para que um novo olhar seja lançado aos apaianos. “Por eles serem especiais, ainda existe o preconceito, mas com esse projeto poderemos mostrar para a comunidade que eles são diferentes sim, mas que isso é normal, e eles são tão capazes quanto qualquer outra pessoa. Eles têm muito potencial e podem fazer a diferença em qualquer lugar, seja em qualquer contexto: social, no esporte, no lazer, no mercado de trabalho ou na escola. O querer é poder e é isso que a APAE prega, a inclusão social”.

Dos atuais 199 alunos da instituição, 50 terão a oportunidade de passar pelo projeto e se capacitar nas áreas de panificação, que envolvem os trabalhos de auxiliar de panificação, horticultura, administração e manipulação de alimentos. A duração será de dois anos. “Essa nova versão, que a gente chama de terceira versão, vem para qualificar os nossos jovens. Serão 50 jovens no primeiro ano e mais 50 no segundo ano. A partir de hoje eles passam a ser qualificados a nível acadêmico. Esse projeto é para que eles, qualificados e certificados, possam disputar o mercado de trabalho de igual por igual”, complementa Eliana.

A coordenadora pedagógica da APAE, Carla Carolina Cardoso de Andrade, também falou sobre a importância do projeto e sua nova versão. “A reconquista desse projeto foi muito especial para nós. No primeiro projeto, o cunho era mais voltado para a questão financeira, onde os meninos recebiam uma bolsa. Então, eles trabalhavam aqui e aqui mesmo ficavam, não tivemos como expandir outros horizontes para eles. Já esse, o foco é a capacitação, porque quando eles chegam ao mercado de trabalho são cobrados sobre suas experiências, e com essa nova versão, a expectativa é que o projeto dê a eles uma forma de poderem ser inseridos no mercado de trabalho. A expectativa e a ansiedade são muito grandes diante do que eles possam conquistar, o que, por sua vez, nos é gratificante”.

E a ansiedade também já está batendo para Vanda Alves da Silva, que tem um filho e atualmente mora com ele e duas irmãs. Ela não vê hora de começar a trabalhar, pois as despesas da casa são custeadas por apenas uma das irmãs. “Quero aprender muito e começar a trabalhar. Vai ser uma forma de eu ajudar com a renda da família, já que só uma trabalha”.

A produção considerada carro-chefe da Apães Delicatessen é a de pães de cachorro-quente. Nesse mês de dezembro também estarão sendo produzidos panetones, além dos pães comuns, como pão de sal, milho e leite. Outros produtos de delicatessen como rosquinha, biscoito e docinhos, tipo cupcake, também são feitos no estabelecimento, mas somente sob encomenda. A quem interessar, basta ligar no 3651-3750 e procurar Eliana ou Jussara – promotora de vendas. Vale ressaltar que os panetones de 400g estão sendo vendidos a R$ 8 (oito reais) cada enquanto os de 100g saem a R$ 3 (três reais). E quem comprar a partir de 20 unidades ganhará desconto de 5 a 10%.

Sem o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, nós não estaríamos na condição que estamos hoje. A gente tem que agradecer a gestão do prefeito Evandro Almeida e também das gestões anteriores, porque todos que passaram por aqui tiveram o seu valor. Vale destacar que, desde que Evandro era secretário, quando a APAE ainda sonhava em ser fundada, ele sempre esteve ao nosso lado, sempre apoiando. Agradeço também a todos os secretários da gestão, em especial as secretarias da Educação, Comunicação, Saúde e Desenvolvimento Social e Esportes, que são as que estão mais diretamente ligadas a APAE”, concluiu a co-fundadora da APAE São Francisco do Conde.