Reta final do Pré-ENEM, curso intensivo para o Exame Nacional do Ensino Médio

Nos dois primeiros domingos de novembro (04 e 11) será realizado, em todo o território brasileiro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.  Desde o dia 24 de setembro, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), tem oferecido, gratuitamente, o curso preparatório intensivo Pré-ENEM.

Por conta do horário de verão, que entrará em vigor no dia 04 de novembro em boa parte do país, o exame será aplicado em horas distintas, de acordo com o horário oficial de Brasília. Em São Francisco do Conde, os portões abrirão às 11h, sendo fechados, impreterivelmente, ao meio-dia. Os locais de realização da prova, divulgados na última segunda-feira (22), são: Instituto Municipal Luiz Viana Neto, Colégio Martinho Sales Brasil e UNILAB.  Na página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial), o estudante poderá saber onde irá fazer a sua prova.

O ENEM tem, ano após ano, se consolidado como a principal porta de entrada para o Ensino Superior. Seguindo essa tendência é que no prédio do antigo PREVESF, totalmente reformado, cerca de 180 estudantes franciscanos têm participado ativamente das aulas do Pré-ENEM, que acontecem de segunda a sábado.

Uma delas é Débora Trindade Gomes, que tem 20 anos e concluiu o Ensino Médio esse ano, no Instituto Federal da Bahia – IFBA. “Posso dizer que as aulas de exatas me ajudaram a relembrar assuntos que já faziam tempo que não estudava e entendia a lógica de algumas perguntas”, declarou. “Gostei muito da iniciativa de ter aulas preparatórias para o ENEM, já que tem muitos assuntos específicos que não lembramos ou que alguns nem chegaram a estudar. O fato da maioria dos professores já ter feito mais de uma vez o ENEM, nos dá uma boa perspectiva de assuntos que são frentes e tidos com essenciais. Os professores também buscaram ensinar assuntos mais recorrentes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio e vestibulares, trazendo atividades de provas passadas e fazendo conexões com outros assuntos e matérias”, continuou a estudante.

A aula inaugural, que contou com apresentações culturais e a presença de autoridades, teve a participação da secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, que relatou um pouco de sua história de superação, determinação e fé. Seus ensinamentos e motivação ainda reverberam nos estudantes matriculados no curso intensivo, que têm à frente professores altamente gabaritados, cuja grande maioria pertence ao corpo docente da UNILAB. A última aula dessa edição do Pré-ENEM acontecerá no dia 01 de novembro, com os candidatos devidamente preparados para enfrentarem os dois dias de provas.

Outro fator preponderante que o Pré-ENEM tem proporcionado aos alunos matriculados no curso intensivo é a disciplina para os estudos. “Achei o curso fundamental para meu estudo, pois me colocou em uma rotina de estudo, principalmente porque não estou mais cursando o Ensino Médio. As aulas costumam ser bem didáticas e deram uma ênfase muito boa em redação, que tem um peso muito grande nas provas”, concluiu Débora, que declarou querer cursar Engenharia Civil.

Nos dias da prova, os estudantes deverão levar consigo um documento original de identificação com foto e caneta esferográfica preta. Caso algum candidato tenha tido o documento roubado, deverá apresentar um Boletim de Ocorrência expedido há, no máximo, 90 dias antes de 04 de novembro.