São Francisco do Conde é pioneira no Recôncavo Baiano em odontologia em âmbito hospitalar
09/06/2016 Notícias , Saúde , Sem categoriaA Prefeitura de São Francisco do Conde inaugurou um novo serviço para a comunidade na última terça-feira, dia 07 de junho, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, compreendendo a importância da multidisciplinaridade nos serviços prestados à comunidade. Com isso, a SESAU passará a prestar o serviço de odontologia em âmbito hospitalar, no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima – HDACAL. A coordenação técnica do serviço é de Silvana Sampaio Seixas (CROBa 7350).
“São Francisco do Conde é precursora da odontologia em âmbito hospitalar no Recôncavo. Esse trabalho é pioneiro e atende ao princípio da integralidade na saúde. A boca é a porta de entrada de diversos microrganismos e afeta toda a saúde do paciente. Com esse novo serviço, a gente busca tratar o paciente de maneira global, reduzindo as infecções secundárias e o tempo de internamento no hospital”, explicou a coordenadora Silvana Sampaio Seixas.
Parte do trabalho é coordenar e orientar os profissionais de enfermagem que cuidam da higiene oral do paciente. “Apesar de já ter sido regulamentada pelo Conselho, essa é uma ação pioneira aqui em São Francisco do Conde. Estudos demonstram a efetividade desse tratamento, não só no barateamento dos custos, mas, principalmente, na redução das infecções. O Conselho de Odontologia está disposto a ajudar em qualquer dificuldade que o município possa ter”, declarou Mateus Dias, membro do Conselho Regional de Odontologia da Bahia.
O secretário da Saúde de São Francisco do Conde, Marco Aurélio Bartolomeu dos Santos, falou da satisfação em trazer mais esse serviço à comunidade franciscana: “eu tinha um paciente internado que precisava de uma cirurgia cardíaca e, por conta de problemas na boca, a cirurgia estava sendo protelada. Em conversa com o coordenador de Saúde Bucal do município, Daniel Campelo, ele me disse que havia uma profissional qualificada no nosso quadro. O que vejo no serviço público são pessoas altamente qualificadas sendo subutilizadas. Eu fiquei satisfeito em saber que o município tinha uma profissional deste nível e quero dizer que estou aqui para ouvir as idéias dos profissionais e renovar. Eu quero mudar paradigmas. Essa cidade é conhecida como a maior renda per capita do Brasil, mas eu quero que ela seja conhecida por ter também a melhor saúde do Brasil”, frisou o secretário.
Odontologia Hospitalar pode ser compreendida por cuidados das alterações bucais que exigem intervenções de equipes multidisciplinares nos atendimentos de alta complexidade. A odontologia integrada ao hospital permite melhor desempenho no compromisso de assistência ao paciente e expande o atendimento de saúde bucal à população.