SEDEC promoveu palestras sobre desafios e experiências de negócios associativos

Representantes de várias associações e cooperativas reuniram-se na manhã da última quarta-feira (31), no Plenário da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, para participar de uma palestra com o tema “Associativismo: Modelos de Negócios Associativos – Como Montar uma Cooperativa – Desafios e Experiências”. Esta foi uma ação da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, que faz parte do projeto “SEDEC e Você”, e tem como objetivo fortalecer empreendedores, associações, cooperativas e segmentos produtivos do município.

Para compor a mesa de abertura do evento estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, vereador Venilson​ Souza Chaves (Cravinho); o superintendente de Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, Cândido Hildeberto Bezerra Lucas, representando a secretária da pasta, Ana Christina de Oliveira; o coordenador de Formação e Divulgação de Economia Solidária e Cooperativismo/SETRE, Dayvid Souza; e, o conselheiro diretor da OCEB – Sindicato e Organizações das Cooperativas do Estado da Bahia, Jair Romualdo de Oliveira.

Presente na mesa que abriu os trabalhos, o superintendente da SEDEC, Cândido Hildeberto Bezerra Lucas, representando a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina Oliveira, agradeceu a presença dos palestrantes e do público presente e pontuou algumas ações que a secretaria vem desenvolvendo, como as etapas de velocidade no Autódromo Internacional da Bahia, localizado no município, além da realização de palestras sobre empreendedorismo. “Estamos trabalhando para fazer novas parcerias com o SEBRAE para trazer novas ações capazes de estimular e fomentar o crescimento do comércio em São Francisco do Conde”.

O conselheiro da OCEB – Sindicato e Organizações das Cooperativas do Estado da Bahia, Jair Romualdo de Oliveira, agradeceu o convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, parabenizou os participantes que se fizeram presentes no evento e, na oportunidade, discorreu sobre cooperativismo, associativismo, dificuldades de participação, processo de acomodação e competitividade.

O coordenador de Formação e Divulgação de Economia Solidária e Cooperativismo/SETRE, Dayvid Souza, falou sobre alguns pontos fundamentais do associativismo, que utiliza a força da coletividade para alcançar objetivos comuns. “Os trabalhadores precisam ter autonomia política e autonomia econômica. Nós podemos fazer com que outras pessoas possam ouvir e ter acesso aos diversos programas ofertados para que a gente possa construir nesse processo atual”.

Após as​ palestras​, houve oportunidade para manifestações e comentários dos participantes, como a senhora Lilian Fonseca de França, moradora do bairro do Caípe e presidente da Associação Vida com Arte, que desempenha atividades na comunidade. “As palestras esclareceram as minhas dúvidas e me motivou ainda mais para melhorar os trabalhos que realizamos na associação. Eu aprendi que nós não podemos ficar esperando somente pelo poder público ou por alguma empresa privada, mas devemos nos unir pelos nossos objetivos através do bem comum. É muito importante que a Prefeitura, através da SEDEC, realize outras palestras como essa para que outras pessoas possam conhecer e se informar. Informação sempre é importante”, concluiu.