Seminário “Possibilidades e Desafios do Desenvolvimento da Lei 10.639 no Recôncavo Baiano”

eventounilab

Iniciou na manhã desta quarta-feira, dia 08 de outubro, o Seminário: Possibilidades e Desafios do Desenvolvimento da Lei 10.639 no Recôncavo Baiano, cujo objetivo é provocar a comunidade acadêmica territorial e a sociedade civil organizada a contribuírem com a elaboração das propostas para a formação de Educadores Étnicos. A iniciativa da Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio das secretarias municipais da Educação e de Desenvolvimento Social, em parceria com a Câmara de Vereadores e a UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), traz na programação atividades a serem realizadas ao longo do dia de hoje até a quinta-feira, 09, no auditório da Unilab.

Durante abertura do evento, a secretária municipal da Educação, Ana Christina Oliveira, falou que as discussões a respeito da lei 10.639 precisam ser ampliadas e dialogadas por diversas vozes, para que a inclusão da história e da cultura africanas e afro-brasileiras nos currículos escolares seja mais eficiente. “As escolas ainda não entenderam essa lei […] Precisamos discutir e estabelecer um currículo mais eficaz. Por isso, a importância de convocar coordenadores pedagógicos, não só de São Francisco do Conde como dos demais municípios que compõem a Região Metropolitana e o Recôncavo, para que possamos ampliar esses diálogos e trocar experiências exitosas”.

Além da secretária Ana Christina, participaram da mesa de abertura os professores Fausto Antônio e Matilde Ribeiro (Unilab), o secretário de Desenvolvimento Social Aloísio Oliveira, Eliezer de Santana – presidente da Câmara de Vereadores, Eliany Vasconcelos – coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Martinho Sales Brasil, Edson Martinho – diretor de Direitos Humanos de Lauro de Freitas, equede Ivete Gomes – terreiro de Oxumarê, o secretário de Educação de Madre de Deus – Luís Mário, coordenadora pedagógica de Saubara – Reijailda Santana e Fátima de Jesus – coordenadora geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais do Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.

Programação:

08/10 (vespertino)

14h às 17h – Experiências sobre a Lei 10.639 realizadas pela SEDUC de São Francisco do Conde e entidades do Movimento Social, com participação dos seguintes representantes: Secretaria da Educação, Câmara de Vereadores, Conselho de Educação, Samuel Azevêdo – DEPIR (Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial), Prof. José Jorge do Espírito Santo e Renato Soares – Movimento Negro.

09/10 (matutino e vespertino)

09h às 12h – Propostas da Unilab: projeto do curso de Pedagogia, Formação de Educadores Étnicos da Unilab e criação do NEAB – Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros.

14h às 17h – Possibilidades da parceria Unilab e Seduc para formação de Educadores Étnicos e estabelecimento de formas de monitoramento das políticas educacionais em São Francisco do Conde e região do Recôncavo Baiano.