SESAU promove ações para a comunidade pelo Dia da Mulher e Dia Mundial de Combate à Tuberculose

saudedamulher

Considerando as comemorações ao Dia Internacional da Mulher – celebrado em 08 de março, e o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24), a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU vem realizando nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) atividades educativas e preventivas que visam informar e detectar precocemente agravos contra a saúde da mulher. Entre as atividades que estão acontecendo, o PACS (Programa dos Agentes Comunitários de Saúde) – unidade de saúde que atende a toda a comunidade da sede – estará promovendo ações de saúde, no dia 26 de março, quinta-feira, na Rua Raimundo Ribeiro, antiga sede do CRESAM.

Entre as ações estão: palestra, exame clínico da mama, consulta de enfermagem, preventivo ginecológico, consulta médica, exames para gestantes e outros serviços. Para ter acesso aos serviços basta comparecer a unidade portando RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

Além das ações alusivas ao Dia da Mulher, a Secretaria da Saúde também promoveu atividades pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24). O PACS promoveu uma ação itinerante levando atendimento médico e de enfermagem para a comunidade e o CRESAM (Centro de Referência à Saúde da Mulher) realizou uma sala de espera com cerca de 30 pacientes falando sobre tuberculose e o significado do Dia Internacional da Mulher, além de falar sobre câncer de mama.

Quem também promoveu ações foi a unidade de PSF da Nova São Francisco com uma Mini Feira de Saúde, no dia 19 de março, que realizou atividades como: Acolhimento (aferição de pressão arterial e glicemia capilar), preventivos e exames das mamas e Planejamento Familiar; além de palestras sobre preventivo e prevenção das DST’s e prevenção, orientação à saúde da mulher e prevenção da carie e doenças periodontal. O evento totalizou 115 atendimentos.

O bairro do Monte Recôncavo realizou palestra sobre violência contra a mulher em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social- SEDES, do município.

 

Skip to content