São Francisco do Conde em Ação desta semana entrevistou o secretário de Habitação, Ruy Barbosa

radio sfco em acao capa

Na última quarta-feira, 29, os apresentadores Mônica França e Henrique Pena receberam nos estúdios do Programa São Francisco do Conde em Ação o secretário municipal de Habitação Ruy Barbosa. Na pauta do programa assuntos como fusão de secretarias, construção de prédio Minha Casa Minha Vida e demais obras previstas para este ano.

O secretário iniciou falando sobre a reforma administrativa realizada recentemente pelo prefeito Evandro Almeida, a qual colocou Ruy como secretário de Infraestrutura e Habitação, após fundir as duas secretarias. “A fusão deu-se porque as duas secretarias são secretarias afins e dentro do plano de governo do prefeito vão ter muitos serviços nas duas secretarias. Então, haja vista que temos um corpo técnico na Habitação e outro na Infraestrutura vamos fundir e unir forças e aí a tendência é que teremos mais técnicos unidos em prol das demandas”, declarou Barbosa.

Ele seguiu dizendo que: temos diversas obras em andamento, não só na Habitação como na Secretaria de Infraestrutura. Por exemplo, nós continuamos o Programa ‘Tá Rebocado e Pintado’, entregamos no mês de junho 62 casas reformadas, dentre as localidades contempladas foram Ilha do Paty, Socorro, Coroado, Paramirim e a sede do município e nós vamos continuar ampliando o Programa ‘Tá Rebocado’. Entregamos agora no mês de junho 16 unidades sanitárias em diversas localidades como Muribeca, Socorro, Paramirim, Monte e toda a sede do município. Nós também continuamos com os outros programas da secretaria, que é a Regularização Fundiária, vamos entregar os títulos da sede do município e ampliar para comunidade do Coroado”, enfatizou.

Por outro lado temos toda uma demanda da Secretaria de Infraestrutura, por exemplo: estamos finalizando a escola do Caípe, mas, o que mais nos preocupa, é com relação a pavimentação externa, uma vez que já temos contrato para isso, só que desde o dia 10 de abril a chuva não deu trégua e nós temos um solo muito expansivo, de massapê. Para cada dia de chuva temos que ter cinco a seis dias de sol para trabalhar e de lá para cá a gente não teve condições de avançar na pavimentação. Já estamos com um projeto orçado, projetado e a partir do momento que tivermos oportunidade de executar o serviço, a gente vai entrar o mais rápido possível e, aí, vale falar do PSF de Caípe e da escola, que são dois equipamentos na mesma localidade dependendo dessa infraestrutura que seria a pavimentação. Podemos falar também dos dois galpões da Baixa Fria que estamos construindo, onde um irá abrigar a garagem do município e o almoxarifado central e o outro, um galpão onde será instalada uma empresa que irá gerar inicialmente 200 empregos para o município”, informou Ruy Barbosa.

E não para por aí, as secretarias estão trabalhando intensamente em melhorias para São Francisco do Conde como afirma Ruy: “o PSF de Campinas já está na fase final e aí depende também da questão do tempo. Tem ainda a reforma do cemitério, ele será ampliado. A Igreja do Monte já está praticamente toda reconstruída. Serviços de drenagem e pavimentações a gente continua fazendo em cada localidade. O PSF de Paramirim também já estamos finalizando. Vamos construir e entregar a Orla do Engenho de Baixo e estamos com um processo no Gurujé. Estamos também finalizando a cobertura da quadra no Socorro. Com relação ao Instituto Luís Viana Neto tivemos um problema. Pelo fato do prédio ter sido inaugurado há mais de 48 anos, a fiação estava comprometida. Tivemos uma sobrecarga e aí vamos aproveitar este problema para criar uma oportunidade. Vamos entregar o instituto com toda fiação trocada, vamos melhorar toda parte de luminosidade, vamos colocar ventilador em todas as salas, aproveitar a oportunidade e reformar a quadra, vamos fazer toda revisão na parte de telhado, entregar laboratório de informática pronto. Vamos entregar toda a escola nova. Daremos Ordem de Serviço para escola no Gurujé. Hoje demos ordem de serviço para ampliação da UNILAB, com a construção de mais dois prédios. Daremos Ordem de Serviço para construção de uma Policlínica. Construiremos mais sete praças: Caípe, Socorro, Santo Estevão, Pitangueira, Drena e Monte, dentre diversas outras ações”, listou o secretário.

Ao ser questionado sobre o fato de o Governo Federal estar promovendo uma série de cortes nos gastos públicos e se isso de alguma forma afetaria a construção do outro prédio do Minha Casa Minha Vida que estava previsto para o município, o secretário disse: “o Governo Federal com essa crise econômica e política vai impactar em diversos programas. Foi cortado do Ministério das Cidades, que é o Ministério que distribui recursos do Minha Casa Minha Vida, cerca de 40% do orçamento e isso vai impactar diretamente no programa. Entretanto, o prefeito esteve em Brasília e fizemos uma proposta onde a Prefeitura doa o terreno e o Ministério libera os recursos para gente. Atualmente, estamos fazendo o projeto. Vamos trabalhar incansavelmente, pois temos um prazo estabelecido pelo Ministério. Vamos trazer mais 500 casas para população, com isso a gente vai praticamente zerar o déficit habitacional aqui em São Francisco do Conde na sede e cabe a gente ampliar o Programa Sonho Meu, que é um programa municipal com recursos próprios, onde estamos fazendo nesse momento mais 50 casas com um padrão muito bom de construção. São 51m² de área, toda a casa na cerâmica, cozinha americana, bancada de granito da forma como o povo de São Francisco merece. Com relação ao Minha Casa Minha Vida já estamos nessa etapa dos projetos”, finalizou.