Projeto Renovar certifica primeira turma, após um ano de formação

Renovar7

Cerca de 50 jovens foram certificados na última sexta-feira (21) pelo projeto Renovar, que é uma realização da ASPEC (Associação Pleno Cidadão) em parceria com a Prefeitura de São Francisco do Conde e a Petrobras. Durante o projeto são realizadas oficinas de capacitação voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional, tendo como foco o Empreendedorismo e a Economia Solidária, na perspectiva da construção de projetos que busquem contribuir com o desenvolvimento das comunidades locais.

Na mesa do evento estavam: representando a Petrobras, Paulo Talegario; o secretário de Desenvolvimento Social, Aloisio Oliveira; a presidente da ASPEC, Maria Clara Nunes; a coordenadora do Projeto Renovar, Ioná Queiroz; a assessora especial, Vera Lúcia e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Raimunda Monteiro.

Estou muito feliz em poder formar essa primeira turma do projeto. Parabéns pela persistência de vocês nessa caminhada que hoje se concretiza com essa formatura. O projeto acabou se concentrando aqui no Caípe, que é um local que precisa muito de políticas públicas e não tenho dúvidas de que realizar o projeto aqui foi de grande importância”, declarou Ioná Queiroz.

Quero desejar um futuro brilhante a todos vocês e dizer que deem continuidade nos próximos projetos que surgirem, porque lá na frente vai fazer uma grande diferença na vida de vocês”, enfatizou Vera Lúcia.

A diretora da ASPEC, Maria Clara Nunes, falou sobre a associação e o trabalho que realizam. “Temos uma preocupação muito grande em atender o ser humano na sua tríade. Fazemos atividades para desenvolver e dar apoio as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Temos a missão de observar e ajudar o cidadão em sua plenitude”, disse Nunes.

Durante o evento ocorreu também a apresentação da Lyra 30 de Março, através da Oficina de Flautas e Cordas, além de uma Feira Empreendedora com a participação de Associações do município e APÃES e a apresentação dos jovens formandos e dos projetos que fizeram durante o curso. Os mesmos serão analisados pelos envolvidos no Renovar e poderão ser executados na comunidade.

Esse é um projeto integrador que fortalece a ideia do terceiro setor e mostra que se tiver apoio as coisas podem caminhar”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Social, Aloisio Oliveira.

O representante da Petrobras Paulo Talegario ressaltou o momento difícil que a empresa passa, mas garantiu a realização do projeto dentro do prazo em que ele está estipulado, que é de 2 anos. “A empresa passa por um momento de dificuldades, mas continua sendo a maior do país. Os projetos que forem bem sucedidos têm chance de renovação e aqueles que já estão em andamento serão concluídos. Quero parabenizar os jovens e dizer que a Petrobras se sente honrada em estar nesse projeto aqui no município”, disse Talegario.

Ao todo foram oito projetos apresentados durante o evento: Artelogia (proposta de criação de um espaço literário para atender aos jovens, com aula de dança, teatro, canto, violão, cine teatro, biblioteca, dentre outros); A Voz do Caípe (uma rádio comunitária para o bairro); Juventude em Tempo Certo (projeto com objetivo de diminuir índices de gravidez e DST’s nos jovens); O Pão do Caípe (Padaria e Delicatessen que atende a comunidade e localidade circunvizinhas); Construção de Quadra Poliesportiva e Esporte para Juventude (com oferta de diversas modalidades esportivas para os jovens); Infocentro; Limvaspety (fábrica de vassouras tendo como matéria prima garrafas pet); Formando Mulher Cidadã do Caípe (para levar atividades as mulheres da localidade). O evento foi encerrado com a apresentação do grupo de forró mirim Zabumbada.

O projeto será continuado com a próxima turma, em que 50 alunos participam da ação, durante um ano de formação.