São Francisco do Conde participou do 1º Fórum Baiano de Atração de Investimentos Internacionais

forum_de_Atracao_de_Investimentos

O município de São Francisco do Conde participou do I Fórum Baiano de Atração de Investimentos Internacionais, no último dia 20 de agosto, na sede da União dos Municípios da Bahia – UPB. Representando a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde estavam representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico – SEDEC e de Desenvolvimento Social – SEDES, através do Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial – DEPIR.

O I Fórum Baiano de Atração de Investimentos Internacionais é uma iniciativa da União dos Municípios da Bahia – UPB, que visa apoiar os municípios baianos no desenvolvimento de competências e capacidades institucionais para a atuação no cenário global, objetivando a atração de investimentos internacionais e a captação de outros recursos a título de empréstimos ou doações internacionais.

I Fórum Baiano de Atração de Investimentos Internacionais 1Para tanto, pela primeira vez no estado, foram convidados os responsáveis pelos principais organismos nacionais que fomentam a atração de investimento e a captação de recursos internacionais, disponibilizando em conjunto as informações iniciais que possibilitarão os municípios baianos elaborarem suas próprias estratégias.

A atuação internacional de municípios baianos, seja na captação de recursos ou na cooperação, ainda é algo recente. Sendo assim, o I Fórum Baiano de Atração de Investimentos Internacionais foi concebido como uma oportunidade para aprimorar o conhecimento da área e demonstrar os benefícios da atuação internacional para o desenvolvimento municipal. O Fórum dará uma contribuição para o trabalho conjunto e articulado com vistas ao desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo em cada município baiano.

O município de São Francisco do Conde tem uma tendência natural à internacionalização das ações, tivemos uma experiência exitosa ainda no período da gestão da prefeita Rilza Valentim (in memoriam), onde fomos em missão institucional e internacional para as cidades de Paris e Mantes La Jolie, na França. Assinamos uma série de protocolos internacionais, inclusive deflagramos um processo de Jumelage (irmanamento) entre duas cidades-irmãs, as cidades de São Francisco do Conde e Mantes La Jolie – França . Estas experiências nos possibilitaram uma relação ainda pulsante com algumas cidades, países e organismos internacionais, a exemplo da ONU – UNESCO e OEA, países como Angola e Dakar, no Senegal, completam nossa promissora lista. Outro exemplo gritante da  nossa internacionalização é a presença nas nossas terras dos alunos africanos estudantes da UNILAB e a construção do Autódromo Internacional promovido pela Prefeitura em parceria com FAB – Federação de Automobilismo da Bahia, ampliando sobremaneira nossas possibilidades de efetivamente fazer valer a proposta visionária, que é a de fazer a diferença. Este conjunto de informações nos coloca em posição de destaque no Território do Recôncavo”, afirma Samuel Azevedo, diretor do Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial da Prefeitura de São Francisco do Conde e membro do Fórum Estadual de Gestores de Promoção da Igualdade Racial, vinculado a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI e ligado ao Fórum Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial – Território do Recôncavo – Bahia.