Secretarias estão fazendo teste de inclusão do pescado na merenda escolar

merenda escolar estudantes cejal alunos crianças 3

Hoje, 31 de agosto, a Secretaria Municipal de Agricultura de Pesca (SEAP) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) e a UFBA (Universidade Federal da Bahia), estão realizando um teste de aceitação para inclusão do pescado na merenda escolar. Participarão do teste 100 alunos do Centro Educacional Claudionor Batista, no Monte Recôncavo. O mesmo foi elaborado com alimentos produzidos através do pescado e marisqueiras das comunidades da Ilha do Paty e Ilha das Fontes.

As marisqueiras passaram por uma capacitação ministrada pela UFBA para saber como manusear esses alimentos, como higienizá-los e como prepará-los com menos calorias, sem a utilização de dendê e leite de coco. No teste serão apresentadas versões do marisco como: bolinho de sururu, quibe de siri, risoto de siri e hambúrguer de ostras e peixes. Os alunos receberão uma ficha de avaliação para dar nota ao produto experimentado. Caso os produtos tenham boa aceitabilidade nesse teste, eles serão implantados na merenda escolar das escolas quilombolas do município.

Parceria Prefeitura x UFBA

Essa parceria surgiu em 2009, quando a Prefeitura realizou convênio com a FAPESB, para que as universidades submetessem projetos de pesquisa a esta instituição e que estes projetos fossem trabalhados no município; o convênio foi intitulado Edital Pró-Saúde. A Universidade Federal da Bahia – UFBA, através do Edital FAPESB 026/2009, começou estudos junto à comunidade pesqueira de São Francisco do Conde em outubro de 2010, com um projeto maior intitulado de: “Do barco à comercialização, na perspectiva da promoção da segurança alimentar”.

Terminado estes projetos, a UFBA submeteu outro projeto em 2012, com a linha de pesquisa Apoio à Pesca e Aquicultura, Edital 004/2012, com o título do projeto “A cadeia produtiva da pesca em comunidades de São Francisco do Conde – BA: estratégias para transferência de tecnologia e promoção da saúde da mulher”. Este projeto contempla 03 trabalhos/etapas: 1ª Coleta de mariscos para análise microbiológica em laboratório (Laboratório da ENUFBA), antes da capacitação, o que comprovou contaminação microbiológica por manipulação; 2ª Capacitação em Boas Práticas de Produção e, após a capacitação, foram coletadas novas amostras para análise (99,9% isentos de contaminação); 3ª Transferência de Tecnologia (elaboração de produtos: Bolinho de sururu, Quibe de siri, Risoto de siri, Hambúrguer de ostra e Hambúrguer e frigideira de ostra). Nestas etapas, a equipe da UFBA e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca estiveram presentes.