Dia 02 de fevereiro: município receberá exposição fotográfica “Benssangana”

20160203_090625-1-1

O Dia 02 de fevereiro terá um toque especial este ano em São Francisco do Conde, graças a exposição fotográfica “Benssangana: Senhoras de Benção e Poder do Candomblé da Bahia”, que será lançada no Mercado Cultural, às 13h. A autora do projeto e curadora da exposição é Patrícia Pinheiro Crisóstomo – bacharel em Direito e Delegada de Carreira da Polícia Civil do Estado da Bahia. Na oportunidade, a cantora Carla Lis – vocalista da banda Didá – fará a abertura da exposição.

A mostra é itinerante e permanecerá no município durante um mês. Após o lançamento (02 de fevereiro), ela ficará exposta na Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, na Rua Espírito Santo. Em seguida, partirá para os municípios de Cachoeira e São Félix. Benssangana foi criada após a reunião de imagens realizadas em alguns terreiros e Ilês Axés do Recôncavo Baiano, entre os meses de novembro e dezembro.

Por coincidência a exposição vai culminar justamente com a festa de Iemanjá que é uma data simbólica para o município. Eles celebram também a famosa festa da Sirilândia, que é um evento cultural que faz parte do calendário de São Francisco do Conde e é, praticamente, subsequente a uma semana de combate a intolerância religiosa. Benssangana vem então nesse contexto para tratar de mulheres de axé, de resistência e São Francisco do Conde é uma terra amplamente quilombola, símbolo de resistência no Recôncavo, com várias etnias, manifestações culturais riquíssimas como o Lindroamor e as Paparutas”, enfatizou Crisóstomo.

Ela ressaltou que esse trabalho é com foco na cultura afro, mas não só a cultura como a religiosidade: “Desde 2011 que venho militando nesta área cultural a convite de alguns parceiros de comunidades de terreiros que desenvolvem atividades sociais. Eu estive ano passado em Paramirim para participar da Caminhada Contra Intolerância Religiosa e foi nessa oportunidade que eu tive esse contato com a realidade das mulheres de terreiro do Recôncavo. Então,  eu posso falar com muito orgulho que foi essa caminhada e essa convivência com essas pessoas que me inspirou a fazer este projeto”, finaliza.

Na última terça-feira, 19 de janeiro, a exposição foi apresentada para imprensa em um encontro realizado na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, em Salvador. Na ocasião, o secretário de Cultura Osman Ramos falou sobre exposição e sobre a programação para o dia 02 de fevereiro. “Essa é a primeira grande exposição que levamos pro município no dia 02 de fevereiro. Nossa programação inclui diversas atividades em homenagem a Iemanjá. A partir das 08h, já sairemos com os povos de santo pelas ruas em direção ao Barracão onde Iemanjá será reverenciada. A partir das 13h, daremos início a nossa exposição Benssangana e, em seguida, os presentes serão levados para Rainha do Mar. Para fechar com chave de ouro, teremos os shows de Izabel Nogueira e Mateus Aleluia”, declarou Ramos.

Benssangana – palavra etimologicamente de origem Bantu e do dialeto kibundo ou kikongo, que significa: senhora + benção (senhora de benção), utilizada para fazer referência, com distinção e elegância às mulheres de classe média/alta ou de destaque na sociedade angolana.

“A exposição busca desvelar, dentro da religião do candomblé, o universo da relação da mulher com o sagrado, através do cotidiano de seis Yalorixás que comandam seus terreiros e ilês Axés, dentro do perímetro urbano e rural das cidades que compõem o Recôncavo Baiano e que exercem este sacerdócio com firmeza, doçura, dignidade, muitas delas de forma anônima. Benssangana é o poder das mãos daquela que abençoa seus filhos, que protege sua família e que exerce o poder conferido pelo Orixá”, definiu Crisóstomo.