São Francisco do Conde participou de oficina do programa de atualização do Mapa Turístico

oficina do programa de atualização do Mapa Turístico 2

São Francisco do Conde participou de uma oficina junto a Secretaria de Turismo da Bahia, que começou na última quarta-feira (24), com o programa de atualização do Mapa Turístico, incluindo a categorização das cidades que possuem atrativos para visitantes. Dos 417 municípios baianos, mais de 150 podem ser roteirizadas para atividade turística, seja pela importância de suas praias, cachoeiras ou patrimônio histórico, arquitetônico e cultural.

As oficinas de atualização do mapa começaram pelos municípios que integram a Baía de Todos-os-Santos, entre eles São Francisco do Conde, e prosseguem até 07 de abril. Assim, irão contemplar todas as zonas turísticas (Costa dos Coqueiros, Caminhos do Sertão, Costa do Dendê, Costa do Cacau, Caminhos do Sudoeste, Chapada Diamantina, Caminhos do Jequiriça, Costa do Descobrimento, Costa das Baleias, Caminhos do Oeste, Vale do São Francisco, Lagos e Cânions do São Francisco).

De São Francisco do Conde estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Osman Ramos; Alice Maria Alves Ferreira, gerente de Serviços Turísticos; Tertuliano Medeiros, diretor de Turismo; e e Renata Araújo, de infraestrutura turística.

oficina do programa de atualização do Mapa TurísticoNa etapa posterior, os dados apurados serão remetidos ao Ministério do Turismo (MTur), a fim de que sejam consolidados no Mapa Turístico Brasileiro. “Este trabalho é importante porque vai orientar as políticas públicas de desenvolvimento”, explicou o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, durante a abertura dos trabalhos, na manhã desta quarta-feira. “Vamos consolidar informações para o aperfeiçoamento da gestão e otimização do uso de recursos públicos”.

 Economia do Turismo

A atualização do Mapa Turístico prevê a categorização dos municípios, de acordo com a portaria número 144, do Ministério do Turismo, de 27 de agosto de 2015. Devido à grande quantidade de municípios inseridos nas zonas turísticas, o MTur fixou critérios objetivos que traduzam a economia do turismo.

São quatro as variáveis para a classificação nas categorias A, B ou C: número de ocupação formal no setor de hospedagem; número de estabelecimento formal no setor de hospedagem; estimativa do fluxo turístico doméstico e a estimativa do fluxo internacional.

Baía de Todos-os-Santos

O calendário das oficinas começou pela Baía de Todos-os-Santos que agrega os municípios de Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Salinas da Margarida, São Félix, Cachoeira, Santo Amaro, Muritiba, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho, Maragojipe, Jaguaripe, Aratuípe, Nazaré e Muniz Ferreira.

Skip to content