Prefeitura de São Francisco do Conde lançou o Projeto Cultura Mais nesta sexta-feira (20)

Expectativa e realização são as palavras que traduzem o momento vivido na Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde na manhã desta sexta-feira, dia 20 de maio, com o lançamento do Projeto Cultura Mais, que tem como objetivo investir e incentivar a cultura local nas suas mais variadas formas de expressão. Com isso, haverá o fomento ao desenvolvimento sustentável nas áreas de ciências, artes e letras do município. O projeto é uma elaboração da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo – SECULT.

Durante o evento estiveram presentes à mesa solene: o prefeito Evandro Almeida; o secretário de Cultura e Turismo – Osman Ramos; o secretário de Desenvolvimento Econômico – Amarildo Guedes; o procurador geral do município – Jairo Teixeira; os vereadores Eliezer de Santana, Venilson Souza Chaves (Cravinho) e Doutor Mário; a delegada da Polícia Civil do Estado da Bahia – Patrícia Pinheiro, além da diretora de Cultura da SECULT – Joelza Menezes e a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural – Bernadete Silva.

Na platéia estiveram presentes grupos culturais, de terreiros tradicionais da cidade e munícipes em geral, os quais puderam se inteirar sobre a finalidade do Cultura Mais que irá apoiar projetos voltados à promoção, produção, circulação, divulgação de bens culturais, bem como a concessão de prêmios nas áreas de arte e cultura, além da realização de capacitações complementares.

Durante o evento a diretora de Cultura da SECULT, Joelza Menezes, explicou os procedimentos para que os grupos culturais do município possam se enquadrar no projeto. Menezes ressaltou ações como a criação do Núcleo de Consultoria para Elaboração de Projetos, que irá ajudar os grupos prestando assessorias na elaboração dos projetos para o edital 001/2016. Citou também o Troféu Axé Destaque realizado, que veio com o intuito de valorizar a religiosidade do povo de matriz africana da cidade. Teve ainda o projeto Terreiro Criativo que também faz parte do Cultura Mais como forma de valorizar e difundir as manifestações da cultura afro-brasileira.

Os grupos interessados em promover seus projetos têm até o dia 31 de maio para realizar as inscrições na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, que fica localizada na Rua Espírito Santo, s/n, Centro, no horário das 08h às 14h. As inscrições dos projetos culturais se darão por meio de preenchimento do Formulário de Apresentação de Projetos Culturais junto com a Planilha Financeira, em 03 (três) vias, devidamente preenchidos e assinados juntamente com documentos divulgados no site da Prefeitura. Confira aqui.

Ao todo serão contemplados 20 projetos no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) cada, estando estes divididos em 50% destinados para execução na sede e os outros 50% para os bairros. Dúvidas procurar a SECULT pessoalmente ou através do telefone: (71) 3651-3332.