Terceira Pré-conferência de Assistência Social aconteceu nesta terça-feira, 18

Aconteceu na manhã desta terça-feira (18), na Casa dos Programas Sociais, em São Francisco do Conde, a Pré-conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social. O evento este ano traz como tema:Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS. Na oportunidade, estiveram presentes os membros do Centro de Referência da Assistência Social, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE, além da efetiva participação dos beneficiários dos programas sociais.

Nessa perspectiva, também participaram da ação o coordenador do Programa de Acolhimento Social – PAS, Everaldo Bispo;Luana Paim Pereira da Silva, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; e, Carlúcia Santos Ferreira de Assis, secretária executiva do Conselho; Daoana Sales, superintendente da SEDESE, representando o secretário da pasta, Aloísio Oliveira; Ademilson Gomes de Santana, gestor municipal do Programa Bolsa Família.

O coordenador do PAS, Everaldo Bispo, deu boas-vindas ao público presente e ressaltou a importância da Pré-conferência. “A Casa dos Programas Sociais está aberta para todos vocês e este pontapé que estamos dando hoje é mais um processo para fazer aquilo que é necessário e melhor para a vida de vocês”.

No decorrer da Pré-conferência, alguns assuntos relevantes foram abordados para o público presente, como a lei que rege o Programa de Acolhimento Social – PAS e seus objetivos, as principais regras para receber o Bolsa Família e permanecer no programa. Outro assunto abordado foi o Benefício da Prestação Continuada (BPC), da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais – um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país.

É através dessas pré-conferências que de fato ouvimos os usuários, porque são eles que realmente utilizam os serviços. É através deles que iremos ver se de fato os serviços estão funcionando como deveriam, e o que deve ser melhorado. Então, através dessas pré-conferências é que vemos as deliberações que serão discutidas na Conferência Magna”, concluiu Luana Paim, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Também foi discutido nessa Pré-conferência, o terceiro eixo de debate: “Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transparência de renda como garantias de direitos socioassistenciais”.

Durante o encontro foram escolhidos para representar o município na Conferência Municipal os seguintes delegados: Juliana de Jesus, moradora do bairro da Baixa Fria e Roseane dos Santos, que mora no bairro do Monte Recôncavo.

Esta foi a terceira Pré-conferência e ainda resta uma, que será realizada no dia 19 de julho, às 09h, no CRAS de Caípe.