Educa Chico

educachicoA Prefeitura de São Francisco do Conde lançará em fevereiro, durante a Jornada Pedagógica 2014, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), o Programa “Educa Chico”. O objetivo principal da iniciativa é melhorar o desempenho escolar dos adolescentes em situação de risco.

Com o “Educa Chico” os estudantes terão uma ampla oferta de ações educativas em turno oposto a sala de aula. Sendo assim, o programa irá promover o fortalecimento e integração das ações voltadas para a formação integral na educação, buscando ampliar o plano de atividades complementares a jornada escolar, com foco na formação cidadã. Ele é um conjunto de ações que pretende diminuir as distorções de série e idade, diminuindo a evasão e melhorando o rendimento escolar.

O participante do programa receberá uma bolsa anual que pode ser de R$ 700,00 ou R$ 1.200,00, correspondente a cada ano do Ensino Fundamental II, dependendo da aprovação, somado ao cumprimento obrigatório das atividades extracurriculares oferecidas pelo município ou por seus parceiros.

O “Educa Chico” realizará um acompanhamento especializado aos alunos que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social, pertencentes às famílias beneficiárias de programas de transferência e complementação de renda, como PAS e Bolsa Família. Além desses, também serão acompanhados adolescentes egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto; aqueles egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou vinculados a programas de combate à violência e ao abuso e exploração sexual; adolescentes com necessidades especiais; fora da escola por ocasião de evasão escolar e/ou com defasagem de idade, ano e série.

O programa será implantado de forma gradativa, em todas as escolas de Ensino Fundamental II, da rede pública municipal de São Francisco do Conde, e a adesão será feita a partir da matrícula escolar.

Confira todas as regras e condições do programa através da Lei Municipal Nº 334/2013.