Identidade cultural é venerada com alegria e irreverência em São Francisco do Conde

A diversidade de cores, cheiros e sabores tomou conta das ruas de São Francisco do Conde, durante o 1º dia do Carnacultura de Todas as Cores. A abertura oficial da folia, ocorrida no sábado (01), contou com apresentação de grupos culturais, mascarados, charangas, desfile de bateria de samba com participação de mulatas e música de todos os tipos para todos os gostos. A programação incluiu ainda animação para crianças, exposição de fotos, desfile de bonecões representando personagens da cultura local como Maria de Benzê e Baiaco, além de personalidades famosas, a exemplos de Pelé e Neymar.

É muita felicidade saber que trabalhamos em prol da comunidade e termos dela o retorno da satisfação, através das pessoas fantasiadas nas ruas e do sorriso no rosto de cada um”, disse a representante da prefeita Rilza Valentim, a secretária municipal de Cultura Sandra Pitanga, após realizar junto ao vereador Eliezer de Santana a tradicional entrega da chave da cidade ao Rei Momo. O eleito, Fernando dos Santos, de 132 kg, estava acompanhado das também eleitas: Vilma Simões, de 25 anos – Rainha; Raiane Alcides, de 17 anos – Princesa; e Aline dos Santos, de 24 anos – Mulata do Carnaval. Os quatro foram unânimes em concordar sobre a felicidade que estavam sentindo em serem os escolhidos para representar o município, num momento de valorização tão forte como é o carnaval cultural.

De maneira bastante inovadora, um grupo de oito rapazes, da localidade de São Bento das Lajes, decidiu levar ao Carnacultura 2014 uma ideia de reaproveitamento e conscientização. O grupo confeccionou sua fantasia a base de latinhas de cerveja, de diversas marcas. “Foram necessárias cerca de mil latinhas de cerveja para confeccionarmos cada uma dessas fantasias. São aproximadamente 15 kg que carregamos no corpo”, disse um dos amigos, revelando ainda ter sido numa mesa de bar que a ideia surgiu. “Pra aguentar esse peso todo só tomando uma”, retrucou outro.

A charanga Abre Alas trouxe no sopro e nos demais instrumentos músicas de antigos carnavais, além de samba e muita Música Popular Brasileira. Por onde o grupo passava, sempre tinha alguém que os acompanhava e “puxava” uma nova canção. Foi assim também com outros grupos culturais da cidade, como a charanga Bandão, a Mulinha João, o Boi de Paulo, a Nega Maluca e o Bumba Meu Boi, que aos poucos reuniam mais e mais seguidores.

Presente aos festejos de momo do município, o deputado estadual Pastor Sargento Isidório levou ao circuito da festa cerca de 620 ex-usuários de drogas, com o propósito de transmitir aos foliões uma mensagem de paz. “Que todos brinquem e se distraiam sem confusão e sem droga, porque droga é suicídio e as principais vítimas são sempre as famílias”, declarou.

“Seja por meio das máscaras no rosto ou das fantasias confeccionadas artesanalmente, o sanfranciscano mais uma vez mostrou sua principal marca: a alegria. O povo e a Prefeitura estão de parabéns pela festa”, afirmou o visitante da capital baiana, Márcio Castro. “Inclusive, pretendo retornar no próximo ano. O que eu e minha família gostamos é disso, tranquilidade”, finalizou o assistente administrativo.

De acordo com informações da Polícia Militar, o 1º dia de festa foi bastante tranquilo, tendo apenas uma ocorrência com um motorista dirigindo irregularmente no circuito oficial. O mesmo foi multado e teve o veículo apreendido.

Capabódromo

A novidade do carnaval cultural de São Francisco do Conde ficou por conta do Capabódromo. O local que possui espaço para desfiles e arquibancada abriu o 1º dia de festa com a entrega da chave da cidade. Em seguida, a Companhia João de Barro mostrou afinidade entre a bateria do samba, o jogo de capoeira e o gingado das mulatas que arrancaram muitos aplausos da plateia. O Capabódromo também abrigou o desfile das gueixas – grupo composto por 20 mulheres, entre 06 e 36 anos – além de outros grupos carnavalescos que dançaram ao ritmo da banda Pegada na Chinela.

O nome Capabódromo é uma homenagem a um dos principais personagens da cultura local, que é o capabode.

Mercado Cultural e Quadra da Orla

O célebre mercado voltado à cultura regional tornou-se pequeno diante das centenas de pessoas que passaram por lá, em busca de apreciar a exposição de fotografias de antigos carnavais ou de deixar registrado o contato com um dos bonecões que retratavam os personagens da cultura local e aqueles nacionalmente famosos. Seja Mãe Carlita, Paparuta, Nega Maluca, Zenilda. Sr. Armando, Durval Sales, Pelé, Zico, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Ronaldo, Galvão Bueno ou Neymar, todos tiveram o seu minuto de fama no Carnacultura de Todas as Cores.

Já na Quadra da Orla, animação maior não teve para os irreverentes homens trajados de mulher. Foi nesse espaço que eles “soltaram a franga”. O grupo Papo de Samba e os músicos Mazzo, Domingos e Lu Santana comandaram a noite.

A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) ainda realizou a distribuição gratuita de guloseimas, máscaras, confetes, mamães-sacodes e colares havaianos para as crianças, além de fornecer palhaços, animadores e pintores de rosto para incrementar a brincadeira dos pequenos.

Saúde em Ação e Segurança

Uma equipe de 10 pessoas, entre técnicos de enfermagem, técnicos da Vigilância Epidemiológica, veterinário, nutricionista e bioquímica estiveram com stand no circuito oficial realizando ações voltadas a saúde. No local era possível fazer verificação de pressão e de glicemia, além da distribuição de preservativos oferecida gratuitamente.

Ambulâncias do SAMU também estiveram presentes na festa para garantir um melhor atendimento às pessoas que necessitassem, além das equipes do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima que trabalharam em regime de plantão.

Para garantir maior segurança aos foliões, a Polícia Militar aumentou o efetivo de homens nas ruas, câmeras de monitoramento foram espalhadas pelo circuito oficial e em pontos estratégicos da cidade, além de contar com o apoio da Guarda Municipal e da Segurança Patrimonial. A equipe do Departamento de Trânsito, ligado a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), também esteve presente no evento.

Skip to content