A SEMA encerra o ano de 2015 com a realização de diversas atividades

educacao ambiental em movimento 5

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, de São Francisco do Conde, encerra o ano de 2015 com a realização de diversas atividades em todo município. Nos meses de outubro e novembro, a secretaria promoveu o Projeto Educação Ambiental em Movimento, no Caípe de Baixo, com a realização de Diagnóstico Ambiental na comunidade e reunião com moradores, visando apresentar a proposta da atividade e tomar um café com Saúde Ambiental no CRAS – com um grupo de idosos – Momento educativo realizado com o grupo da melhor idade do Centro de Convivência do Idoso, abordando temas como: a Importância da Água; Disposição inadequada de resíduos sólidos nas ruas, quintais, terrenos baldios e manguezais; Coleta Seletiva de resíduos contaminantes; Dengue e Chikungunya.

Além de Educação Ambiental na Escola Iromar Silva Nogueira (todas as turmas no período matutino e vespertino); com a realização de palestras abordando os perigos e formas de evitar a Dengue, Zika vírus e Chikungunya; visualização de Larvas do Aedes Aegypti; implantação de um jardim em frente à escola, onde as crianças tiveram a oportunidade de discutir a importância das plantas e do plantio de árvores bem como, a responsabilidade de cada uma delas em cuidar do Jardim. Implantação de uma Horta Suspensa com participação dos alunos. A atividade foi realizada em parceria com o Projeto Conviver da Petrobrás, a matéria prima utilizada foi garrafa pet.

Teve ainda Educação Ambiental no Colégio Estadual Ana Tourinho, em parceria com o Projeto Conviver da Petrobrás; realização de Palestra sobre Resíduos Sólidos (descarte inadequado, reutilização e desperdício); Cuidados com os Manguezais; Peça Teatral sobre perigos do descarte inadequado de resíduos na natureza.

Ampliação do “Programa Jogue Limpo São Francisco”, estendendo a Coleta Seletiva porta a porta para a Rua 07 de setembro no centro da cidade; sensibilizando os moradores sobre a importância da separação dos resíduos recicláveis para o meio ambiente e como fonte de renda para os catadores.

educacao ambiental em movimentoI Mobilização para Sensibilização e Preservação do Ambiente e dos Bens Públicos no bairro de Engenho de Baixo, que aconteceu no dia 18 de dezembro. O evento teve a organização de Ilzete Silva dos Santos e o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde da SEMA, PSF, da Equipe de endemias da SESAU; da equipe da SESP e contou com a participação da comunidade que fez um mutirão de limpeza no manguezal.

Implantação do Projeto Recicloterapia, através do qual, objetos são produzidos e reutilizados na produção de brinquedos, decoração, acessórios e outros. Na perspectiva de interação a serviço da comunidade, a equipe de Recicloterapia produziu uma quantidade significativa de brinquedos, a partir da reutilização de resíduos recicláveis, os quais, foram distribuídos no mês de outubro deste ano, entre as crianças da comunidade de São Bento das Lages, assistidas pela Pastoral da Criança.