Ação conjunta da SEMA e SESP mobiliza trabalhadores para a erradicação de árvores que possam causar riscos

arvore4

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) realizou nos dias 18 e 19 de agosto a erradicação de árvores que estavam causando danos físicos aos prédios públicos do município e colocando em risco a vida da população. A ação foi realizada através da gerência de Intervenções Paisagísticas da SEMA, a qual contou ainda com os trabalhos preventivos da Defesa Civil e de profissionais dos departamentos de Trânsito e Elétrica – órgãos ligados a SESP.

IMG_9293

No dia 18, o corte de árvores foi realizado no Convento de São Francisco, em que uma palmeira local de 30 metros que estava ameaçando tombar, por estar necrosada (estado de morte de uma parte de um organismo vivo). De acordo com membros da SEMA, a necrose ocorreu devido à ação de insetos e o desgaste do próprio tempo. A árvore imperial do patrimônio colonial data do século XVII e nunca havia passado por intervenções. O pedido do corte foi solicitado pelo padre do Convento, Frei Wilson.

IMG_7858

No dia seguinte (19), foi a cajazeira (spondias mombim ou spondias lutea) – também conhecida pelos nomes de cajazeiro, cajá e cajá-mirim – que estava localizada atrás da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), que sofreu intervenção da Prefeitura. Tendo em vista que por possuir um porte adulto que chega até 25 metros e raizame que se alonga em demasia, o corte se fez necessário, pois a árvore poderia vir a causar prejuízos físicos à alvenaria do prédio público, através de rachaduras nas paredes e suspensão do piso, como também riscos de tombamento ou queda de galhos sobre o telhado, por ventura das intempéries, como fortes chuvas e ventos, o que também colocaria em risco a vida de funcionários que ali trabalham e da própria comunidade que frequenta o local. Para o serviço foi utilizado o carro guindaste com a lança chegando até 38 metros de alcance.

arvore3

A Secretaria do Meio Ambiente solicita aos munícipes que, em casos semelhantes de árvores que possam causar riscos as estruturas físicas dos imóveis ou até mesmo riscos à população, que entre em contato por meio do (71) 3651-8092. Caso prefira, o morador pode se dirigir até a secretaria, que está localizada na Praça da Independência – Centro de São Francisco do Conde.