Agosto Dourado: Unidades de Saúde abraçam a temática do aleitamento materno e se empenham na vacinação contra sarampo e pólio

Em São Francisco do Conde, as Unidades de Saúde da Família distribuídas entre os bairros do: Monte Recôncavo, Caípe de Cima, Muribeca, Paramirim, Socorro, São Bento, Nova São Francisco, Campinas, Jabequara, Engenho de Baixo, Baixa Fria, Caípe de Baixo, Santo Estevão, Colmonte, Centro I e II, no mês de agosto tem a importante missão de levar informação à comunidade franciscana sobre o aleitamento materno, pois este é o mês de incentivo à amamentação, denominado de ‘Agosto Dourado’, e também atingir a meta de 95% de crianças de 01 ano a menores de cinco anos vacinadas contra a poliomielite e o sarampo.

A equipe do bairro do Colmonte prestou esclarecimentos à comunidade sobre amamentação; pré-natal e puerpério (período pós-parto); cuidados com o recém-nascido; e métodos contraceptivos para evitar uma nova gestação nesse período.

Já os trabalhadores de saúde do bairro do Gurugé estão facilitando a vida dos pais e responsáveis por crianças na faixa etária da campanha de vacinação e levando a imunização até as escolas do bairro. O objetivo é garantir que nenhuma criança fique sem a sua dose de proteção.

Em Paramirim, a equipe de Saúde da Família fez uma sala de espera sobre a importância da vacina tríplice viral, que contempla a proteção contra o sarampo e a vacina da pólio, com o objetivo foi desmistificar qualquer mito ou boato.

Por sua vez, a Unidade de Muribeca focou também em ações de saúde bucal para os alunos da Escola Osório Villas-Boas.

Ainda em comemoração ao Agosto Dourado, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, convida as mães e futuras mamães do Caípe de Baixo a participar do Projeto Dê Peito, Dê Amor! A atividade acontece dia 23 de agosto, quinta-feira, a partir das 09h, na Unidade de Saúde da Família do Caípe de Baixo.

Já no mês de setembro serão abordadas outras duas temáticas: o suicídio e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.

Saiba mais sobre aleitamento materno e ofereça o melhor alimento para seu filho!

O leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos e crianças com até os dois anos. No entanto, cinco em cada 20 bebês (52%) na América Latina e no Caribe não são amamentados em sua primeira hora de vida, o que é uma medida essencial para salvar vidas.

Estima-se que, em 2017, 78 milhões de recém-nascidos no mundo tiveram que esperar por mais de uma hora para serem colocados no peito de suas mães, segundo adverte o novo relatório publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), “Capture the moment”, que analisa dados de 76 países.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) recomenda iniciar a amamentação nos primeiros 60 minutos de vida, assim como o aleitamento materno, como forma exclusiva de alimentação até os seis meses de idade e, de maneira completar, até os dois anos.

A América Latina e o Caribe estão entre as regiões com as médias globais de aleitamento materno mais altas, mas ainda falta muito a fazer para alcançarmos a meta de 50% de amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida até 2025”, afirma Rubén Grajeda, assessor regional em Nutrição da OPAS.

Atualmente, apenas 38% dos bebês são alimentos exclusivamente com leite materno até os seis meses na região das Américas e só 32% continuam amamentando até os 24 meses. O aleitamento materno é vital para a saúde e desenvolvimentos das crianças ao longo de toda a vida e reduz os cursos para os sistemas de saúde, famílias e governos.

Quando iniciada na primeira hora de vida, a amamentação protege os recém-nascidos de infecções e pode salvar vidas. Os lactentes correm um risco mais de morrer devido à diarreia e outras infecções quando são amamentados apenas parcialmente ou não são amamentados em absoluto.

A amamentação também melhora o coeficiente intelectual, a preparação para a escola e a assistência a ela. Também é associada a maiores rendas na vida adulta e reduz o risco de câncer de mama nas mães.