Estudantes da rede municipal de ensino apresentam projetos ambientais na Refinaria Landulpho Alves

A Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente rendeu bons frutos para a rede municipal de ensino de São Francisco do Conde. A qualidade dos projetos de cuidado com as águas – elaborados por estudantes do Ensino Fundamental II, sob a orientação de seus professores – além de ter levado uma aluna do Centro Educacional Claudionor Batista à etapa nacional da conferência, em São Paulo, também chamou a atenção do coordenador de Meio Ambiente da Refinaria Landulpho Alves – RLAM. Assim, surgiu o convite para que fossem apresentados na Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT, que ocorreu de 13 a 17 de agosto.

Protegendo as Águas Subterrâneas de São Francisco do Conde – Fonte do Mato e Lava-jatos Sustentáveis no Monte Recôncavo foram os projetos escolhidos para serem compartilhados com os funcionários da refinaria. “Considerei uma experiência extremamente significativa, pela oportunidade que os alunos tiveram de troca de experiências em um ambiente completamente diferenciado, e, principalmente, pelo fortalecimento da autoestima, uma vez que duas meninas de 13 anos tiveram a oportunidade de apresentar projetos que elas fizeram, em companhia de seus professores, para um público de mais de 300 funcionários da Refinaria Landulpho Alves. Com certeza, foi confirmado, mais uma vez, o quanto a dedicação aos estudos pode promover o cidadão”, afirmou a gerente de Educação Ambiental da SEDUC, Angélica Paixão.

Já há algum tempo, a Refinaria Landulpho Alvo tem desenvolvido, junto aos seus funcionários, várias temáticas ambientais. As estudantes responsáveis pela apresentação dos projetos foram Brenda Vitória Rodrigues, aluna do 7º ano da Escola Municipal Joaquim Alves Cruz Rios e Ana Clara Santos da Conceição, que estuda no 9º ano do Centro de Estudos Claudionor Batista – CECBA.

Segundo Brenda, “para mim foi maravilhoso, muito gratificante estar na Petrobras apresentando para todo mundo a importância do nosso projeto, que precisa ser expandido, que não pode ficar restrito apenas à escola, que todo mundo deve se envolver e saber sobre esse assunto, inclusive, porque as águas subterrâneas, assim como a água no geral, é um bem tão precioso para nossas vidas”.

Igualmente contente ficou Ana Clara: “essa oportunidade que eu e Brenda tivemos, de ir a uma empresa de grande porte como a Petrobras, que tem uma grande influência no Brasil, é muito importante porque pode abrir portas para outras pessoas verem nosso trabalho e se interessarem em nos ajudar, e também porque nós conseguimos um patrocínio bom para colocar o projeto em prática, que é isso que eu quero. Foi muito bom também porque eu obtive dicas de outras pessoas para fazer de um modo mais fácil e mais prático algumas coisas que tinha no projeto, então eu acho que valeu muito à pena”, relatou a estudante.

Outros estudantes participaram da visita à refinaria, como os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Antonina Olímpia Pessoa da Silva, localizada na Roseira. Dentre eles, o senhor José Alves Anunciação de Jesus. “Eu conheço já a área porque minha filha estudou em um programa que tinha aqui, ali mesmo tem uma quadra. Para mim, como estudante, foi muito importante porque eu fui lá para dentro da área do pólo, com muita gente que eu não conhecia. Foi bom para mim, melhor do que estar em casa sem fazer nada”, disse.

Segundo a Gerência de Educação Ambiental da SEDUC, “a atividade refletiu a importância da dedicação na elaboração de projetos, sobretudo por sua repercussão no ambiente escolar e consequentemente na sociedade. Além disso, contribui na melhoria da autoestima dos alunos”.

Quero agradecer às pessoas que nos confiaram estar ali para fazer aquela apresentação aonde, para mim, foi uma das melhores coisas, porque pude compartilhar o projeto tanto com as pessoas que estiveram ali na frente quanto com os funcionários, os petroleiros, as pessoas que precisam, inclusive, ouvir sobre esse projeto, que precisam abrir a mente, abrir suas cabeças para ouvir o que vem de nós. Eles falaram que eles têm o costume de falar sobre a água, mas nesse dia de hoje, eles escolheram trazer crianças para falar sobre esse assunto importante. Para mim, fazer parte daquela apresentação foi muito bom, algo sem explicação”, concluiu Brenda.