Caminhada Contra o Aedes Aegypti será realizada no Caípe

zikazero

As Unidades do Programa de Saúde da Família – PSF do Caípe de Baixo e de Cima convidam a comunidade dos bairros para uma Caminhada contra o Aedes Aegypti, que será realizada no dia 26 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 09h. O início da ação acontecerá nos postos de saúde do bairro, e em seguida percorrerá as ruas da cidade como forma de conscientização para que as pessoas limpem os seus quintais e evitem criatórios do mosquito que transmite a dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Todo o lixo deverá ser colocado na porta para que uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos – SESP possa recolher e dar destino ao material coletado.

Venha participar desse luta contra o mosquito! A SESAU  vai disponibilizar 02 ônibus saindo da secretaria, às 08:30, para a caminhada de combate ao Aedes Aegypti com retornando às 12:00. Sua participação é muito importante!

Na luta contra a dengue, zika vírus e febre chikungunya

Na última sexta-feira, dia 19 de fevereiro, aconteceram duas caminhadas de conscientização da luta contra o Aedes Aegypti na sede do município e no bairro de Jabequara da Areia. Durante a ação, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU percorreram essas localidades distribuindo material informativo sobre o combate ao mosquito enquanto equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos – SESP e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente recolhiam materiais que foram descartados incorretamente nas ruas.

A equipe de saúde de Paramirim/Coroado entrou nesta luta e saiu pelas ruas fazendo uma mobilização e dando orientações a comunidade. O grupo realizou coleta de lixo e detectou focos do mosquito. Já a equipe de Santo Estevão entregou panfletos e fez uma ação educativa no bairro.

A nossa iniciativa busca conscientizar a comunidade da necessidade de se combater esse mosquito. As pessoas precisam entender que todos devem estar envolvidos nesse processo de combate. Não é só o vizinho que tem que limpar a casa. Se você não limpa o seu quintal, você está dando a chance do mosquito nascer. E se ele nasce ele pode matar alguém com essas três doenças – tríplice doença. Todos nós precisamos entrar nessa luta. As pessoas precisam entender que não são só os agentes de endemias que devem fazer esse papel de combate. Hoje é o Dia D da campanha, mas vamos dar continuidade com outras ações que iremos promover aqui no município”, enfatizou o secretário da Saúde, Alberto Jorge Mattos, no dia da caminhada na sede.