Com site próprio, CEAS mantém a aprendizagem de cerca de 900 estudantes
23/04/2020 Destaques , Educação , NotíciasEm tempos de isolamento social, a tecnologia tem se tornado, como diz a expressão popular, “uma mão na roda”. Graças ao recurso da videoconferência está sendo possível, na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde, discutir e implementar estratégias pedagógicas que garantem o direito à aprendizagem dos alunos durante a quarentena.
O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS, escola de Ensino Fundamental Anos Finais, localizada no Caípe de Cima, optou pela criação de um site para atingir os seus 887 alunos. A escolha por essa ferramenta se deu a fim de atender o maior número possível de alunos da vasta comunidade escolar, que atinge 11 bairros distintos, em diferentes realidades. “O site permite que os estudos aconteçam, independentemente do horário e do local”, salientou a diretora Ednalva Correia.
O responsável pela criação da plataforma virtual foi o professor de informática Adriano Miranda dos Santos. “As tecnologias têm um papel primordial na atual sociedade e principalmente neste momento onde estamos em isolamento e estão servindo como um elo entre nós, do corpo docente, e os alunos que estão se sentindo assistidos e felizes em acessar a ferramenta. Como eu já tinha feito alguns blogs/sites para eventos na época da graduação no IFBA de Valença, sugeri a utilização da plataforma Wix para a construção do ambiente para os alunos”.
Pelo endereço https://avaceas.wixsite.com/saladeaula é possível acessar as atividades propostas na plataforma, com conteúdos interdisciplinares, que foram elaborados pelos professores da unidade escolar.
“A coordenação pedagógica não está poupando esforços para acompanhar o trabalho de todo corpo docente, visto que cada área é assistida por um coordenador e, nesse sentido, nenhuma atividade é postada sem, primeiramente, ser discutida e analisada por todos os envolvidos”, declarou a gestora da unidade escolar.
Nas palavras do professor de Educação Física Eduardo Santana, “o corpo docente do CEAS tem grande preocupação com o processo educativo dos alunos e alunas nesse momento de crise sanitária e econômica, logo, nos colocamos à disposição para produzir uma relação pedagógica que apoie e acolha essa situação de vulnerabilidade”.
Para os estudantes que não têm acesso à internet, aproximadamente 20% do alunado, serão disponibilizadas atividades impressas. “Não pouparemos esforços para que todos tenham acesso indistintamente”, reforçou Ednalva. Segundo ela, “a principal finalidade deste plano emergencial é não deixar adormecer o que já tínhamos iniciado e desenvolver propostas novas com foco na aprendizagem de nossas crianças e adolescentes. Com certeza iremos vencer este momento e sabemos que podemos contar com o apoio e a compreensão da SEDUC!”.
A Coordenação Pedagógica do CEAS é composta pelas seguintes profissionais: Antônia Marguirete da Silva, Magnair Santos Barbosa, Manuela de Jesus Pereira e Rita de Cássia Santana. Inicialmente, elas fizeram uma videoconferência com a gestão escolar, corpo docente e equipe técnico-pedagógica “para dialogar sobre planejamento, construção e articulação de atividades para criar uma Rotina de Estudos e aprendizagens para os estudantes da nossa unidade escolar, através de diálogos virtuais, no Canal CEAS VIRTUAL, para promover uma conexão escola-família-estudante, nesse período que vivenciamos a pandemia do COVID-19”, explicou. “A articulação do trabalho se deu a partir de um eixo integrador com o tema PANDEMIAS, numa proposta interdisciplinar de diálogo entre os componentes curriculares para os respectivos anos/séries, ressaltando que este eixo temático (pandemias) foi planejado para as atividades de uma quinzena”, informou a Coordenação Pedagógica do CEAS.
Grupos de trabalho foram formados com diferentes componentes curriculares e séries/anos. Isso se deu para contemplar o planejamento interdisciplinar das atividades. “Cada grupo tem um coordenador para suporte pedagógico e um professor articulador como mediador /organizador/ sistematizador das atividades”. Lembrando que a Coordenação Pedagógica do CEAS tem sido acompanhada pela gerente de Currículo da SEDUC, Ana Carolina, durante todo o processo.
Os estudantes do CEAS estão bastante empolgados e envolvidos no cumprimento das propostas, segundo a Coordenação Pedagógica da Escola. Uma delas é Cassiane Silva Gonçalves, do 6º C, que tem 11 anos de idade. “Eu gostei sim das atividades, muito legais e interessantes. Elas nos ajudam a aprender mais e conhecer novos assuntos. A gente não pode sair de casa por causa dessa pandemia aí, então temos uma atividade para fazer”.
De acordo com Maria das Dores, mãe de Mariana Gonçalves de Jesus, aluna do 7º B, sua filha estava “muito sem ter o que fazer dentro de casa, só no celular, computador e televisão. As atividades vão ajudar também para quando retornar as aulas. Achei muito bom da parte de vocês estarem se preocupando com as crianças, mesmo longe da escola, assim estão contribuindo para ocupar a mente. Sabe que mente vazia é problema, né?”. Ela fez questão de agradecer a escola e a gestão pela iniciativa. “Fiquei muito feliz com o que vocês fizeram por eles e gostaria que continuem assim. Obrigada!”.
Mariana concordou com sua mãe e disse que, “da minha parte, eu achei muito bom porque neste período de quarentena eu estava sem fazer nada dentro de casa e só ficava no celular 24 horas por dia. Foi muito bom porque me fez sair um pouco do celular e do computador. Eu acho que não é só isso, como também ajuda a gente a recuperar esse tempo perdido, de alguma forma, pode não dar para passar de ano, mas vai ajudar a gente a, pelo menos, recuperar um dos pontos da unidade”.
Sobre a receptividade dos estudantes, a gestora Ednalva confessou que “não poderia ser melhor, pois há funcionários de quase todos os distritos na nossa escola e estes são termômetros para o nosso trabalho, já que disseminam os discursos dos pais e/ou responsáveis que aprovaram a nossa iniciativa”.
O professor de informática Adriano destacou que “foi uma experiência bastante proveitosa. Vimos que o resultado foi excepcional, visto os relatos dos alunos, pais e de toda a comunidade escolar do CEAS. Só tenho a agradecer por ter participado deste momento importante e pioneiro na história da escola”.
“Essa construção relacional e educacional aponta para o futuro da instituição que deseja estreitar os laços entre a escola e as famílias, e busca desenvolver formas de trabalho que repensem as demandas e os espaços para o fazer pedagógico”, concluiu o professor Eduardo.