Comunidade franciscana rendeu honras e louvores a São Roque neste domingo (16)

Neste domingo, dia 16 de agosto, a comunidade franciscana rendeu honras e louvores a São Roque, que estudou Medicina e sempre praticou a caridade. O santo é o protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos. As homenagens começaram cedo com uma missa em ação de graças ao padroeiro, às 07h, na capela do bairro de Fazenda Macaco. São Roque foi lembrado também pela comunidade da Muribeca com procissão e Missa, às 10h. Já no período da tarde, uma procissão percorreu cerca de 4.5 km em uma caminhada de fé e devoção animados por um mini trio com cantigas religiosas. A procissão percorreu os seguintes bairros: Praça da Santa Cruz, Ministro Bulcão Viana, Praça Getúlio Vargas, Rua Rodolfo Tourinho e Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, seguindo em direção a BA-522, rumo a capela no bairro Fazenda Macaco. Centenas de fieis acompanharam de perto o andor com a imagem do santo e nem a ameaça de chuva desanimou os católicos. Entre os participantes do cortejo estavam Evandro Almeida, prefeito do município, e os secretários municipais em busca de bençãos e proteção.

No Socorro, a comemoração acontecerá dia 08 de setembro, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Já na Ilha do Paty, a celebração será no dia 26 de setembro, às 09h, onde acontecerá missa na Igreja de São Roque e, em seguida, procissão.

Capela de São Roque – o templo católico situado em São Francisco do Conde foi construído em terras pertencentes à Fazenda do Macaco das Pedras, entre os anos de 1919 – 1924, final do século XX, atualmente denominada Fazenda do Macaco; com vista para o Monte Recôncavo, fazenda Gurgainha e Baía de Todos-os-Santos. A igreja foi desenhada no estilo maneirista (processo pessoal de execução de uma obra de arte) e segundo Sr. Matheus Evangelista dos Santos, antigo morador do povoado, a capela foi construída por Malaquias Lopes, feitor geral da época das terras que pertenciam à família Tourinho. No local, acontece uma missa em celebração ao santo em seu dia.