SEMA iniciou Oficinas de Diagnóstico para Elaboração do Plano de Saneamento Básico e de Gestão de Resíduos Sólidos

saneamento2

Começou na terça-feira, 18, as Oficinas de Diagnóstico para Elaboração do Plano de Saneamento Básico e de Gestão de Resíduos Sólidos de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA. Durante a manhã de ontem foram ouvidos os representantes dos seguintes bairros: Centro, Nova São Francisco, Pitangueira, Santa Rita, Baixa Fria, São Bento das Lajes, 11 Casas, Porto de Brotas, Campinas, Gurujé, Macaco e Santa Elisa (representam a Unidade 1).

Durante o encontro foram discutidas as dificuldades encontradas pelos moradores em relação ao abastecimento de água nessas localidades. Dentre os relatos foram ressaltados pontos como: quantidade de água insuficiente, má qualidade da água (com muito cloro e suja), no verão o abastecimento é mais irregular ainda; a grande maioria precisa recorrer a abastecimento através de carro-pipa; existem localidades como em São Bento das Lajes que desde o início do ano não cai água na torneira (e mesmo assim a Embasa tem emitido recibo para pagamento do serviço que não é prestado).

Dentre as sugestões propostas pelos moradores estão: melhoria na qualidade e quantidade da água fornecida nessas localidades; que a Prefeitura fizesse o fornecimento da água para os moradores; uma regularidade no abastecimento, já que existem locais que a água só cai de duas a três vezes durante a semana.

Pela tarde a oficina seguiu com representantes do Monte Recôncavo, Paramirim, Coroado, Madruga, Vencimento e zona rural (Unidade 2). A ação aconteceu na Associação Comunitária do Coroado.

Nesta quarta (19) o encontro continua com representantes dos seguintes bairros:

Unidade 3: Muribeca, Caípe, Mataripe, Ponta do Ferrolho, Engenho do Meio, Santo Estevão, Ilhote, Engenho de Baixo, Coqueiro Grande, Ilha das Fontes, Ilha do Paty, Ilha de Bimbarras e Socorro.

Local: sede da Administração Regional do Caípe de Baixo – Das 8h30 às 12h.

Unidade 4: Jabequara das Flores e Jabequara da Areia.

Local: Clube Recanto das Árvores – Das 13h30 às 17h.

saneamento