CRAS Coroado: a assistência social chegando mais perto da comunidade
25/01/2018 Desenvolvimento Social , Notícias
A Prefeitura de São Francisco do Conde está levando a assistência social para mais perto da comunidade franciscana. Na manhã desta quarta-feira, dia 24 de janeiro de 2018, a população do Coroado recebeu a sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que passará a funcionar na Segunda Travessa da Mangueira, n° 177, em frente a quadra poliesportiva do bairro.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da assistência social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de assistência social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
“Ações como a inauguração deste CRAS na comunidade são de grande ajuda para as famílias, ofertando cursos e ajudando a comunidade a ter acesso aos seus direitos. 2017 foi um ano difícil, mas superamos e estamos unidos. Em 2018 vamos concretizar grandes ações, como estamos aqui, hoje, entregando essa obra e vem muito mais por aí”, declarou o prefeito Evandro Almeida.
“Quero parabenizar a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes e ao secretário por essa obra. Eu sei da importância do CRAS, pois ele teve início em São Francisco do Conde, lá no Caípe, e sei do apoio que ela dá a minha comunidade e não vai ser diferente aqui na região de Paramirim, Coroado, Madruga, Vencimento e Monte Recôncavo. Esse CRAS vai dar muitos frutos com essa equipe competente”, parabenizou o secretário de Governo do município e vice-prefeito, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe).
“Nós tínhamos um único CRAS aqui no município e caminhamos hoje para o terceiro. Hoje, estamos levando o serviço de assistência para mais perto da casa das pessoas que precisam e ajudando a tirar crianças da rua, através da arte, cultura e lazer com acompanhamento. Quero agradecer a prefeitura que entende o que é melhor para a comunidade e a importância de descentralizar as ações para os bairros. Quero apresentar Emannuelle Saad, que começou como estagiária em 2009 e, hoje, se torna a coordenadora do CRAS do Coroado”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Aloísio Oliveira.
“São Francisco do Conde é uma cidade com bairros muito distantes e para abranger a comunidade era preciso trazer esse serviço para mais perto. Bairros do entorno como Monte Recôncavo e Paramirim eram atendidos em São Bento, na sede, e o município entendeu que existem muitas famílias cadastradas e pessoas em perspectiva de situação de vulnerabilidade. A porta de entrada da assistência social são os serviços do CRAS. Vamos implantar aqui o Programa de Atenção Integral à Família, onde faremos um trabalho preventivo contra a violação de direitos”, revelou Emannuelle Saad.
O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastiro Único para programas sociais do Governo Federal.