Dengue, Chikungunya e Zika: entenda a diferença entre os vírus e saiba como se proteger

zika-480x330

São Francisco do Conde tem 370 casos de dengue confirmados através de exames laboratoriais, 282 de chikungunya e 738 de zika vírus. As doenças são adquiridas através da picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou seu primo, o aedes albopictus. Além disso, os três vírus são muito parecidos e podem ser confundidos, entretanto, existem diferenças no quadro clínico que podem ajudar na distinção do problema.

No caso da dengue, o primeiro sintoma é a febre alta, entre 39°C e 40°C, com início repentino e, geralmente, dura de 2 a 7 dias. O sintoma vem acompanhado de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Já a chikungunya, vírus transmitido pelo mesmo mosquito: o aedes aegypti, também tem início súbito de febre. Porém, a temperatura é menor do que no caso de dengue. Ele apresenta ainda dor muscular e nas articulações (maiores que na dengue e zika), dor de cabeça e erupção na pele. Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Por fim, a zika vírus tem como principal sintoma a erupção na pele com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), conjuntivite (olhos vermelhos sem secreção ou coceira), dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

Fique atento: a dengue e chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a dengue se destaca pelas dores nos corpo, a chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A zika dá febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.

Um exame de sangue (hemograma) ajuda muito da diferenciação dos quadros. Uma vez que a queda nas plaquetas e a leucopemia são mais exuberantes na dengue e quase inexistente na zika. A única forma de evitar essas doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas e essa tarefa é um dever de todos.

Entre as três, a dengue é a mais preocupante devido às complicações agudas e possibilidade de hemorragias graves. As complicações ocorrem quando a febre começa a ceder e existem alguns sinais de alarme, que devem levar a pessoa a procurar uma unidade de emergência: vômitos persistentes, dor abdominal e sangramentos. No caso da chikungunya, a principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades normais.

E a zika geralmente é benigna, mas podem ocorrer persistência das dores e edema articular e num percentual pequeno de casos podem ocorrer algumas complicações neurológicas como paralisia facial, surdez e a Síndrome de Guillain-Barré, uma doença de caráter autoimune, que acomete indivíduos que apresentaram alguma doença infecciosa aguda, entre 1-3 semanas antes. Portanto, um pequeno percentual de pessoas que apresentam alguma doença infecciosa podem apresentar esta síndrome. A maioria dos pacientes percebe inicialmente a doença através de sensação de fraqueza ou dormência nos membros inferiores e esta fraqueza vai crescendo. Pode ocorrer também dormência nas mãos, dificuldade de deglutir e paralisia facial.

Maiores esclarecimentos, favor procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima ou a Vigilância Epidemiológica, na Secretaria de Saúde de São Francisco do Conde ou ligar para telefone: 3651- 8133.

Fonte: http://www.saude.ba.gov.br/novoportal/index.php?option=com_content&view=article&id=9499&Itemid=17

Skip to content