Empresa que opera o aterro sanitário no município é notificada pela Prefeitura

lixo

Instalada no município de São Francisco do Conde em 2009, por meio de Licença de Operação concedida pelo IMA (Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia), a empresa Hera Ambiental Ltda está apta a operar Aterro Sanitário Classe II-A (não inertes) e II-B (inertes). Desde que iniciou suas atividades, a empresa vem sendo fiscalizada pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA. Contudo, no último dia 20 de julho de 2015, a Prefeitura solicitou da Hera a apresentação das documentações exigidas pela legislação vigente, incluindo contrato social de constituição da empresa, além notificar a empresa para o cumprimento das condicionantes estabelecidas na Portaria INEMA nº 7965 (NA nº 52/2012, NA nº 20/2014, NA nº 032/2015, NA nº 032b/2015 – complemento – e NA nº 036/2015). O prazo é de 30 dias, a contar da data da notificação.

Ressaltamos que por ser um empreendimento privado, a administração do referido aterro é de responsabilidade exclusiva dos seus proprietários, cabendo ao município, através da Secretaria do Meio Ambiente, exercer seu papel fiscalizador, o qual vem cumprindo conforme notificações descritas”, valida a gestora da pasta no município, Silvana Costa. “Acrescentamos ainda que o Ministério Público local, através de sua 1ª Promotoria de Justiça, desenvolve conjuntamente com esta Secretaria do Meio Ambiente, aguçados trabalhos de forma transparente, dentro do que exige e para se fazer cumprir o ordenamento jurídico”, completa a secretária.

Além da documentação exigida pela Prefeitura de São Francisco do Conde a empresa, a gestão municipal também está cobrando do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – órgão licenciador do aterro – que envie os relatórios de monitoramento e acompanhamento das condicionantes.

Localizada na BA 522, no acesso entre São Francisco do Conde e os municípios de Candeias e Madre de Deus, em julho de 2014 a Hera Ambiental teve sua licença renovada pelo Inema, validada para atuar até o ano de 2019. Vale lembrar que a empresa possui administração própria e pode receber um quantitativo diário de até 700 toneladas de lixo.