ACS e estudantes mobilizados na luta contra o aedes aegypti

caminhada4

Na manhã desta sexta-feira, 07 de agosto, profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS e estudantes das escolas Frei Eliseu Eismann, Instituto Municipal Luiz Viana Neto e Joaquim Alves Cruz Rios mobilizaram os munícipes em torno das ações de combate ao aedes aegypti. O grupo percorreu as principais ruas da cidade, portando faixas e cartazes que falavam sobre a importância da participação da comunidade na luta contra a dengue, zyka vírus e chikungunya.

Eu e minha família paramos de deixar garrafas viradas com a boca para cima”, disse Gracikelly Reis, de 11 anos, estudante da escola Cruz Rios. Já o colega João Vitor Costa Miranda, disse que aprendeu que “garrafas, latas e pneus não devem ficar expostos com água parada e que o tanque deve estar sempre fechado”.

Ao longo da caminhada, os ACS foram recolhendo os lixos das ruas descartados irregularmente e conversando com aqueles que paravam para assistir a passagem do grupo. Cerca de 100 pessoas participaram da ação, que contou ainda com café da manhã, dinâmicas, apresentação de vídeo-documentário e palestras ministradas por Carolina Borges (enfermeira) e a médica Dra. Lívia. Os temas estiveram divididos entre “A tríplice epidemia: dengue, zyka vírus e chikungunya” e “A Síndrome de Guillain-Barré”. “A partir daqui eles serão os multiplicadores em sala de aula”, disse Carolina.

Skip to content