Enfermeiros serão capacitação sobre Hepatite A

vacina

No dia 05 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde, através do setor de Vigilância Epidemiológica, irá capacitar todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem responsáveis pelas salas de vacinas, com relação a vacinação contra a hepatite tipo A.

A capacitação será feita pela técnica da Vigilância Epidemiológica, Isabel Cristina, a partir das 08 horas, no auditorio da SESAU. O município possui 14 salas de vacinação nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) e Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que fica na Rua Raimundo Ribeiro.

A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado, é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante), mas pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves.

No vírus A, a transmissão é fecal-oral e ocorre, principalmente, por meio de alimentos e água contaminados. Apesar de ser o único tipo de hepatite que não se torna crônico, há casos em que o paciente morre por insuficiência hepática. Nas crianças, a hepatite A pode não manifestar sintomas. Em uma minoria de casos, há febre, dores musculares, vômito, náuseas, cansaço e mal-estar – sinais semelhantes aos de uma virose. Como elas constituem o grupo com maior incidência da doença, é importante que todas as crianças estejam protegidas. Para evitar a doença, é importante lavar sempre as mãos, inclusive dos bebês, e higienizar os alimentos são outras formas de blindagem.

O Brasil vai introduzir a vacina contra hepatite A no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). As doses são direcionadas às crianças de 12 a 23 meses e cerca de três milhões de crianças devem se imunizar. Saiba Mais.

Skip to content