II Seminário da Guarda Municipal foi realizado nesta quinta-feira (24)

guardamunicipal

Nesta quinta-feira, 24, foi realizado em São Francisco do Conde o II Seminário da Guarda Municipal, no auditório do Pré-vestibular do município. O evento contou com a presença de alguns palestrantes e do Capitão Edvan, da Polícia Militar. Na ocasião, foram abordados temas como a humanização do serviço de segurança pública municipal, com a qualificação e valorização dos guardas e vigias municipais.

O Capitão falou da importância que os guardas municipais têm para a segurança da população e citou em uma de suas falas a valorização desses profissionais, as leis de segurança pública e a parceria da guarda municipal com os policiais. “Os guardas municipais têm uma autonomia para atuação no município dentro dos limites do Estatuto Geral da Guarda Municipal”, declarou.

Para esta atuação da guarda é necessário que estejam devidamente organizados com fardamentos e os mesmos não podem ter utilização de armas. O evento foi uma realização do Sindsefran (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Públicos da Prefeitura e Câmara de São Francisco do Conde) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde.

Quem também esteve presente no Seminário foi o assessor especial de Relações Institucionais, José Raimundo Fonseca.

O que é Guarda Municipal?

A guarda municipal é a denominação utilizada pelos municípios para colaborar na segurança pública; utilizando-se do poder de polícia, delegado através da lei 13022. O Estatuto Geral da Guarda Municipal apresenta-se como uma alternativa de segurança pública no Brasil.