Município realizou reunião de Avaliação do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano
29/07/2016 Notícias , Saúde , Sem categoriaTécnicos da Vigilância Sanitária de São Francisco do Conde promoveram, na sede do Conselho Municipal de Saúde, uma atividade sobre a Avaliação do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), entre 2006 a 2016, no município franciscano.
Entre os participantes estavam o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Conselho de Meio Ambiente (COMDEMA), além dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, representado a Vigilância Sanitária e Ambiental – VISA, do município.
O programa tem como objetivo monitorar a qualidade da água que a população consome, seja através das prestadoras, como a Embasa, ou através de soluções alternativas de abastecimento como fontes, cisternas, poços ou carros-pipa.
A avaliação da água é feita através de análises rotineiras pelo Laboratório Central da Bahia – Lacen, com as mostras coletadas em diversos pontos no município de São Francisco do Conde.
Entre os encaminhamentos foi sugerida a criação de um boletim com os dados da qualidade da água para a população com base nos dados de avaliação da Vigilância Sanitária e Ambiental. Com relação à qualidade, a média foi de 72,50%, o que está dentro dos padrões de potabilidade.