Mutirão de Saúde disponibilizou consultas com urologista para moradores da região do Caípe

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SESAU, realizou no último sábado (23), um Mutirão de Saúde no Complexo do Caípe de Baixo, com atendimentos direcionados para os homens.

Durante a primeira etapa do mutirão, estão sendo disponibilizadas consultas com urologista para moradores das regiões do Caípe de Cima, Calmonte, Engenho de Baixo, Muribeca, Jabequara, Santo Estevão e as ilhas das Fontes e do Paty.

Enquanto os pacientes aguardavam para realizar a consulta, assistiam palestras de sensibilização promovidas pelo médico Dr. Israel Fernandes, e pela cirurgiã dentista Silvia Pedreira, com os temas: “Hiperplasia Prostática Benigna”, “Câncer de Próstata, de Pênis, e de Boca”, além de esclarecimentos sobre “Procedimentos de Vasectomia”.

O Sr. Manoel dos Santos Pereira, 72 anos, morador do bairro de Jabequara da Areia, falou sobre a importância do homem cuidar da saúde: “todos os anos eu faço meus exames certinho. Não abro mão disso. Todo homem tem que procurar o posto de saúde e se cuidar. Isso é muito importante”.

O momento foi bastante oportuno, pois os pacientes puderam esclarecer dúvidas e conhecer práticas que são importantes para a Saúde do Homem, como a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o tema principal das campanhas de conscientização promovidas durante o Novembro Azul. No total foram realizados 78 atendimentos.

Esse ano será a primeira vez que farei esse exame. Meu avô teve câncer de próstata, eu acompanhei todo o sofrimento dele e sempre pensava comigo mesmo, quando eu completar a idade certa, não deixarei de fazer os meus exames. Minha esposa me deu todo apoio e hoje eu estou aqui”, disse Adailton Rodrigues, 47 anos, morador da Ilha do Paty.

As ações de combate e prevenção ao câncer de próstata permanecem ao longo de todo o mês, em todas as Unidades de Saúde da Família do município.

Infelizmente, ainda temos uma cultura de homens que não cuidam da própria saúde e nós estamos trabalhando para mudar essa realidade. Momentos como esse são de extrema importância para essa conscientização, já que o Novembro Azul traz uma oportunidade de reunir uma grande quantidade de homens”, ressaltou a gerente do Complexo de Saúde Caípe de Baixo, Evanilda Vitorino.

O exame é indolor, rápido e é uma das formas mais eficientes de se diagnosticar câncer de próstata. Apesar de existir ainda um certo preconceito, o exame de próstata é muito importante e deve ser feito anualmente”, esclareceu a diretora de Média e Alta Complexidade, Raymara Xavier.

No dia 30 de novembro será a vez dos homens atendidos pelas Unidades de Saúde dos bairros da Sede e acontecerá no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima (HDACAL), localizado na Rua Rodolfo Tourinho.

Homens com idades entre 45 e 69 anos, ou acima de 40 anos que possuam histórico familiar de câncer de próstata, devem procurar a sua Unidade de Saúde e obter mais informações sobre como participar de outras ações que vão acontecer no município.

Confira abaixo o cronograma para o Mutirão Novembro Azul:

30/11 – Complexo de Saúde Caípe de Baixo – Exame Laboratorial PSA

30/11 – Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima – Consulta com Urologista e Ultrassonografia

07/12 – Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima – Exame Laboratorial PSA e Ultrassonografia

07/12 – Complexo de Saúde Caípe de Baixo – Consulta com Urologista (pacientes da área do Caípe de Baixo)