Outubro Rosa: Diversas atividades vão acontecer ao longo do mês

outubrorosa

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, estará promovendo ao longo do mês de outubro diversas atividades em alusão ao Outubro Rosa, quando se celebra a luta contra o câncer de mama. Palestras com profissionais de saúde e a presença do grupo de mulheres franciscanas As Poderosas, caminhadas, intensificação de exames e outras ações, visam orientar as mulheres e garantir o diagnóstico precoce da doença. Todas as unidades do Programa de Saúde da Família – PSF também vão fazer atividades educativas, preventivos ginecológicos e palestras. Confira a programação.

No CRESAM (Centro de Referência à Saúde da Mulher), haverá mutirão de mamografia com uma cota reservada à população que mora nos bairros mais distantes. A marcação deve ser feita na unidade de PSF. Além disso, o CRESAM vai promover um  mutirão de preventivo ginecológico, as segundas e quartas-feiras, visando também o disgnóstico precoce do câncer de colo do útero, causado na maioria das vezes pelo vírus HPV.

Já nos dias 29 e 30 de outubro, vão acontecer exames preventivos e ultrassom mamária, na orla marítima. A ação também vai contar com avaliação nutricional e outras atividades de educação e promoção à saúde.

Por fim, fechando o mês de outubro, haverá a Caminhada das Poderosas, com saída  às 8h30, da Rua Rodolfo Tourinho, passando pela Cubamba, com término no CRESAM, no dia 31 de outubro.