Outubro Rosa: Mutirão acontece de forma itinerante nos bairros
22/10/2021 Destaques , Destaques 2021 - 2024 , Notícias , Notícias 2021-2024 , Saúde 2021 - 2024O mês de Outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente. O objetivo é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria da Saúde, está realizando um mutirão de exames de mamografia e ultrassom como parte das ações do Outubro Rosa. Essa ação teve início no Complexo de Saúde do Caípe de Baixo e seguirá para as demais Unidades de Saúde da Família. Para participar, se cadastre na sua Unidade de Saúde.
Lucilene Santos Silva fez o exame de mamografia pela primeira vez durante a ação no Caípe: “Agradeço muito por essa oportunidade de realizar o exame aqui no bairro. Estou um pouco nervosa, pois é a primeira vez, e tenho casos da doença na minha família, mas tenho fé de que tudo dará certo. O diagnóstico precoce é fundamental e procurar ajuda também”.
Durante a ação também aconteceram palestras educativas e outras ações.
O Outubro rosa é uma ação mundial voltada ao diagnóstico precoce do câncer de mama e está voltado, principalmente, as mulheres acima dos 40 anos.
É necessário apresentar comprovante de residência e cartão SUS.
No dia 20 de outubro foram realizadas ultrassons e exames preventivos ginecológicos no Complexo do Caípe. Já no dia 21, 75 mulheres foram realizaram exames de mamografia e essa ação segue no Caípe até o dia 22 de outubro.
“Edneide Moreira também tirou o dia para cuidar da saúde e realizou a sua mamografia: “Eu faço meus exames todos os anos, pois sei que é importante descobrir a doença cedo e procurar logo o tratamento. Isso faz toda diferença. Por conta da pandemia, ano passado foi difícil cuidar da saúde, mas pra mim o cuidado com a saúde vem em primeiro lugar”.
Essa ação segue na sexta-feira, dia 22 de outubro, no Caípe.