Sensibilização sobre os riscos de animais soltos em vias públicas contou com apoio da Polícia

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP, promoveu no dia 21 de outubro um evento de sensibilização sobre os riscos de deixar animais de grande porte soltos em vias públicas e rodovias.

Esta ação contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária e da 21° Delegacia Territorial. Eles são importantes parceiros nos processos de apreensão na operação “rua, praça e pista não são pasto”. A segunda maior causa de desastres nas estradas envolvem animais soltos, de acordo com relatório do Sistema de Estatística de Acidentes de Trânsito (SIDER).

Estiveram presentes também, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Edivaldo dos Santos; o secretário de Cultura e Turismo, Robert Alexandre; o Major PM Márcio, Comandante da 10ª CIPM; o Tenente PM Barros, Comandante do 4º Pelotão SFC; a Drª Maria Tereza, delegada Titular 21ª DT e o tenente PM Mathias, do batalhão da Polícia Rodoviária e guarnições da Polícia Militar e Polícia Civil, além dos  servidores da SEMAP.

O objetivo foi dialogar diretamente com a comunidade sobre a problemática em relação aos animais soltos nas vias, a responsabilidade dos proprietários e a prevenção de acidentes.

No momento da passagem pelas comunidades, foi utilizado carro de som e distribuição de folders informativos à população da sede e das comunidades da Santa Elisa, Baixa Fria, Gurugé, Campinas, Pitangueira, São Bento e Orla Marítima.

O objetivo da SEMAP é que essas ações sejam contínuas e abranjam toda a população do município.

As apreensões ocorrem respaldadas pelo artigo 53 do código de trânsito brasileiro e na Lei Municipal n° 302/2013. Quando os animais são encontrados soltos nas vias e na ausência de guia, são levados ao centro de custódia e permanecem até concluir o processo para a soltura.

O cidadão pode fazer denúncias pelo telefone: 3651-8091