Outubro Rosa segue com programação intensa e exames de ultrassom e mamografia para as mulheres

Em tempos de pandemia, o cuidado com a saúde não pode parar! Procure sua unidade de saúde, faça uma avaliação e agende seus exames!

O diagnóstico precoce salva vidas e o Outubro Rosa é o mês dedicado à detecção do câncer de mama e os cuidados com a saúde da mulher.

Em São Francisco do Conde, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), segue promovendo ao longo de todo o mês de outubro, ações de saúde para fortalecer a conscientização e diagnóstico do câncer de mama e de colo de útero.

Todas as 16 Unidades de Saúde da Família (USF) do município, a Clínica de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM) e o Complexo de Saúde Caípe de Baixo, estão intensificando os esforços pela detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero e realizando salas de espera com temas importantes dentro desse contexto.

Agende seus exames na sua Unidade de Saúde da Família.

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que o exame seja feito nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano, e se os resultados forem normais os próximos podem ser a cada três anos.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO PARA O OUTUBRO ROSA:

CLÍNICA DE REFERÊNCIA À SAUDE DA MULHER – CRESAM

DIA 22/10 (quinta-feira)
Sala e espera com a nutricionista – Geisa
Tema: Atividade física x dieta.

DIA 23/10 (sexta-feira)
Sala de espera com a enfermeira – Valdina
Tema: Aspectos psicológicos que afeta a saúde da mulher.

DIA 26/10 (segunda-feira)
Sala de espera com a enfermeira – Valdina
Tema: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’S) X Relação sexual desprotegida.

DIA 27/10 (terça-feira)
Sala de espera com a assistente social – Ednice
Tema: Rede de apoio as mulheres em tratamento de câncer de mama, ovário e útero.

DIA 28/10 (quarta-feira)
Sala de espera com a nutricionista – Geisa
Tema: Mitos e verdades sobre alimentação.

DIA 29/10 (quinta-feira)
Sala de espera com a nutricionista – Geisa
Tema: Porque a maioria das dietas não dá certo?

Sala de espera com assistente a social – Ednice
Tema: Importância da realização dos exames e procedimentos na população feminina.

DIA 30/10 (sexta-feira)
Sala de espera com a enfermeira – Valdina
Tema: A importância do acompanhamento e diagnóstico precoce de câncer.