Programa Brasil na Escola encerra o ano letivo com Mostra das Aprendizagens dos Estudantes

O encerramento do Programa Brasil na Escola ocorreu de 29 de novembro a 01 de dezembro com uma Mostra das Aprendizagens dos Estudantes das escolas da Rede Municipal que implementaram o Plano de Ação desenvolvido pelo programa.

Cada unidade escolar compartilhou momentos com exposições de atividades pedagógicas, lúdicas e interativas, por meio de vídeos, depoimentos de estudantes, professores e monitores, pinturas, danças, capoeira e muitos aprendizados.

O Programa Brasil na Escola é uma iniciativa com o objetivo de induzir e fomentar estratégias e inovações para garantir a permanência, aprendizagem e progressão escolar com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O município aderiu ao Programa pela Secretaria da Educação – SEDUC em 2021. Desde então, mais de 2.300 estudantes da Rede Municipal foram contemplados e atendidos com os recursos e repasses do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação – MEC.

O Programa Brasil na Escola foi estruturado em três eixos: Apoio Técnico Financeiro, Valorização das Boas Práticas e Inovação. Esses eixos buscaram elevar a qualidade do ensino e maximizar o alcance das metas do Plano Nacional de Educação.

As unidades escolares que executaram o PBE foram:

– Instituto Municipal Luiz Viana Neto – Gestão Alcimar dos Santos;
– Centro Educacional Claudionor Batista – Gestão Tatyane Nova;
– Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios – Gestão Tereza Cristina;
– Centro de Aperfeiçoamento do Saber – Gestão José Augusto Brandão.

As escolas desenvolveram o Programa seguindo o plano de ação elaborado por cada unidade escolar (o qual foi apreciado e validado pelo MEC), sob a orientação da SEDUC com a Coordenação local Municipal do Programa através da Professora Hermínia Tânia Nogueira e do Professor Antônio Carlos de Jesus.

As atividades iniciaram com as Avaliações Diagnósticas e Formativas, seguidas por monitorias e acompanhamento personalizado dos estudantes, além de oficinas de letramento matemático e de linguagens, música, dança e teatro, executadas por pedagogos e professores de língua portuguesa e matemática.

Com o desenvolvimento dessas atividades pedagógicas, observaram-se avanços significativos nas aprendizagens e progressões dos estudantes, principalmente no desenvolvimento da imaginação, prazer, alegria, raciocínio e habilidades.

“Foram muitos aprendizados que nos emocionaram e mobilizaram a pensar que a Educação é feita de gente e para gente, que precisam de valorização, incentivo e compromisso na ciência do dever cumprido”, ressaltou a Coordenadora local do programa, Hermínia Tânia Nogueira.