Projeto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos percorre os bairros de São Francisco do Conde com ações de saúde e lazer para os idosos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, através de uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE) e da Saúde (SESAU), realizou nesta terça-feira (30), na quadra da Escola Arlete Magalhães (antigo CEJAL), uma importante ação em prol da melhoria da qualidade de vida para os idosos de São Francisco do Conde.

O projeto, que tem o nome de SCFV nos Bairros, realiza diversas atividades socioeducativas nos bairros do município, levando informações e serviços de saúde, como  aferição de pressão arterial, glicemia, atendimentos psicossociais e de geriatria, oficinas de música, atividade física e optometria, além de fisioterapia.

Dona Maria Amerinda, de 63 anos, também participa das atividades promovidas pelo Serviço de Convivência e fala com entusiasmo sobre essa experiência. “Eu gosto muito de participar dessas atividades e queria que tivesse mais ações. Agora que irão levar essas atividades para os bairros, outras pessoas também terão a oportunidade de participar, pois conseguimos interagir e nos divertir com esse lazer”.

A diretora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Liliane Sales, ressaltou as atividades desenvolvidas pelo órgão e a importância dessa ação para o fortalecimento de vínculo familiar. “Esse projeto surgiu com a intenção de fortalecer os vínculos familiares e para que a comunidade conheça as atividades que desenvolvemos. O trabalho que fazemos com os idosos ajuda no fortalecimento do vínculo familiar e proporciona aos idosos uma vida ativa e saudável”.

Para Carlos Lima, professor de Educação Física do SCFV, a prática de atividades físicas é fundamental para a qualidade de vida dos idosos. “Nós procuramos sempre trabalhar para proporcionar mais qualidade de vida para os idosos, para que eles se tornem mais ativos e autônomos.  Realizamos atividades para melhorar o equilíbrio, o fortalecimento dos músculos, e, em contrapartida, também promovemos a interação através de atividades lúdicas”.

A assistente social Gilseline Assis salientou todo o trabalho que vem sendo realizado pelos profissionais que atuam no SCFV por se tratar de um público específico e que necessita de um trabalho diferenciado. “Nos preocupamos muito com o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário, porque muitas pessoas quando chegam a uma determinada idade acabam achando que estão exclusas da sociedade. Nesse sentido, desenvolvemos um trabalho de fortalecimento e sentimento de pertença, além de promover interação através de atividades como artesanato, educação física, aula de dança e leitura continuada, pois muitos não tiveram oportunidade de leitura quando eram jovens. Para além disso, também são oferecidos outros serviços de saúde como geriatria e psicologia. Através dessas atividades, conseguimos mostrar a eles as suas capacidades e que ainda continuam ativos. Aprendemos muito com eles, é uma troca de experiências. Em são Francisco do Conde estamos à frente nesse sentido, em nos preocupar com os idosos. Precisamos mostrar aos jovens e adolescentes, que um dia também serão idosos, esse cuidado com a pessoa idosa e que temos que proporcionar mais qualidade de vida e interação”.

Quando comecei a trabalhar no SCFV encontrei alguns casos de conflitos familiares e mediante esse problema nós conseguimos através de muito trabalho fortalecer essas relações. Ofertamos atendimento psicossocial para os idosos e seus familiares através de visitas e encaminhamento para outras redes assistenciais e de saúde. Essa parceria com outros órgãos é de suma importância para que a gente consiga trabalhar em prol do bem-estar dos idosos de São Francisco do Conde”, enfatizou a psicóloga Viviane Santos Rosário.

Skip to content