Núncio apostólico da Santa Sé no Brasil visitará paróquia do Monte, no sábado (20)

igreja de nossa senhora do monte reconcavo 2016 2 - Cópia

No sábado (20), o município de São Francisco do Conde terá a honra de receber o representante do papa Francisco, o arcebispo católico Dom Giovanni d’Aniello, em visita a paróquia do Monte Recôncavo – monumento que é datado do século XVII. O núncio apostólico no Brasil, que é o representante diplomático permanente da Santa Sé perante os estados (e perante algumas organizações internacionais), além da igreja local, estará presente para a celebração de inauguração do Centro Diocesano São João Paulo II (Cúria, auditório e Centro de Pastoral), por ocasião do quinto ano de existência da Diocese de Camaçari. O evento ocorrerá às 09:30h. Na sequência, será realizada uma celebração na Igreja de Nossa Senhora do Monte para expressar de forma pública a gratidão para com a Prefeitura Municipal, em virtude da consolidação da igreja, impedindo, assim, que a mesma viesse a ruína. A celebração em São Francisco do Conde está prevista para às 16h.

Em virtude da atividade papal, a praça do bairro que seria inaugurada neste dia foi cancelada. Uma nova data será divulgada posteriormente.

Conheça um pouco da Igreja de Nossa Senhora do Monte Recôncavo

Construída no bairro de Monte Recôncavo, em São Francisco do Conde, no século XVII, a Igreja de Nossa Senhora do Monte possui uma planta irregular em sua estrutura, com nave ladeada por corredores e galeria aberta para o exterior. Na parte central da fachada existe uma porta e duas janelas de coros e os corpos laterais são duas torres atarracadas.

A igreja encontrava-se fechada desde 2008, por ameaça de desabamento, porém foi restaurada pela Prefeitura e entregue a comunidade em 2015. Está situada em área remanescente de quilombo, no ponto mais alto da região, e possui uma vista deslumbrante da Baía de Todos-os-Santos, em toda sua plenitude.