Profissionais da saúde percorreram as ruas do município em Caminhada de Conscientização da Luta Contra o Aedes Aegypti

12715478_1657285107867127_3354210022565154079_n

A manhã desta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, foi marcada em São Francisco do Conde por caminhadas de conscientização da luta contra o Aedes Aegypti, o temido mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, na sede do município e no bairro de Jabequara da Areia. Durante a ação, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU percorreram essas localidades distribuindo material informativo sobre o combate ao mosquito enquanto equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos – SESP e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente recolhiam materiais que foram descartados incorretamente nas ruas.

A nossa iniciativa aqui busca conscientizar a comunidade da necessidade de se combater esse mosquito. As pessoas precisam entender que todos devem estar envolvidos nesse processo de combate. Não é só o vizinho que tem que limpar a casa. Se você não limpa o seu quintal, você está dando a chance do mosquito nascer. E se ele nasce ele pode matar alguém com essas três doenças – tríplice doença. Todos nós precisamos entrar nessa luta. As pessoas precisam entender que não são só os agentes de endemias devem fazer esse papel de combate. Hoje é o Dia D da campanha, mas vamos dar continuidade com outras ações que iremos promover aqui no município”, enfatizou o secretário da Saúde, Alberto Jorge Mattos.

Essa é uma luta que deve ter um período maior, mais prolongado. Tanto que aqui em São Francisco do Conde nós vamos fazer pelo menos quatro mobilizações seguidas, considerando que não temos ainda uma vacina disponível e que ela vai demorar pelo menos três anos para se desenvolver. Essa mobilização vai continuar até que possamos alcançar índices que nos deixem mais confortáveis e a gente consiga vencer essa luta. Gostaria de dizer que em relação a outros municípios, nós não estamos em uma situação tão crítica, isso pode ser visto na emergência do nosso hospital e nas unidades de saúde da família, mas, de qualquer forma, essa é uma luta que precisa ser travada e vencida principalmente com a conscientização da população. No momento nós estamos com uma cobertura de 100% dos agentes de endemias no município. Então, diferente de outros locais, que num momento difícil como esse pensou em demitir, nós pensamos em um processo emergencial e dobramos nossa capacidade de trabalho. Até agora nós já visitamos mais de 12 mil domicílios com ações de educação e eliminação de focos”, ressaltou a superintendente da Secretaria da Saúde – Eleuzina Falcão.

Ela declarou ainda que “hoje são mais de 100 profissionais entre agentes de endemias e agentes comunitários de saúde trabalhando juntos, engajados nessa luta e trabalhando a questão da educação, mobilização e do combate ao controle de focos. Os profissionais da saúde foram capacitados e treinados para lidar tanto do ponto de vista preventivo quanto do ponto de vista da assistência”, concluiu Falcão.

No dia 13 de fevereiro, aconteceu uma mobilização nacional com a participação de 220 mil militares das Forças Armadas em 353 municípios brasileiros e a cidade franciscana também entrou na luta pela erradicação dessas doenças que, entre outros males, podem causar também a microcefalia em bebês. Além dessa ação de conscientização, o município continuará na luta com outras ações que serão divulgadas pela SESAU. Confira mais dicas de como se prevenir dessas doenças aqui.