Retrospectiva 2018 – SETUR desenvolveu ações de capacitação, valorização e fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em São Francisco do Conde

O ano de 2018 foi marcado por pioneiras e desafiadoras ações promovidas pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), para desenvolver, valorizar e fortalecer a cadeia produtiva do turismo no município.

Gerida pela secretária Ússula Flávia, a pasta do Turismo tem desempenhado um papel primordial para o progresso da cidade, tendo em vista o viés e as potencialidades turísticas que o município dispõe. Exemplo disto, a SETUR realizou seminários sobre “Turismo Religioso e Turismo Étnico Afro”, com o objetivo de aquecer mais esse segmento que agrega valores imensuráveis para o município, e fazer com que essa religiosidade eminente seja um dos atrativos turístico da cidade.

Outra ação de capacitação, também realizada pela SETUR, dessa vez, em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur), foi o curso online de Atendimento ao Turista e Gestor de Turismo. As vagas de capacitações profissionais e empresariais foram ofertadas com vistas ao aquecimento da cadeia produtiva do turismo local.

Também nessa perspectiva, foi promovida, no mês de outubro, uma Oficina de Noções Conceituais de Turismo do Programa de Qualificação SETUR-SFC, com o objetivo de proporcionar mais formação aos conselheiros municipais de Turismo, além de servidores municipais. Falando sobre os conselheiros municipais de Turismo, a posse dos membros foi um marco no município, onde 09 membros titulares e 09 membros suplentes foram empossados para atuar durante o biênio 2018/2019, em prol de políticas públicas capazes de valorizar e desenvolver o turismo em São Francisco do Conde.

Sempre em busca de novas parcerias para construção de ações que fomentem o setor turístico, a SETUR, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia – SETRE/BA, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, realizou a 2ª Etapa do Cadastramento para a Emissão da Carteirinha Nacional de Artesã e Artesão.

Para além dessa importante iniciativa, as equipes da SETUR também se empenharam incessantemente para fomentar e preservar o patrimônio cultural popular, através da valorização da música, da dança e da história por meio da realização do cadastro de bandas e grupos musicais do município.

No ano de 2018 também aconteceu a 32ª edição do Arraiá do Vem Cá, realizado no bairro de Campinas e patrocinado pela Caixa, onde as equipes da SETUR também participaram e aturaram distribuindo folhetos educativos sobre a importância da coleta seletiva e o descarte adequado de todo lixo produzido na festa.

Nesse mesmo ano, também foi aprovada a Lei Municipal que instituiu o “Dia do Músico Franciscano” e, para comemorar essa grande conquista e valorização dos músicos franciscanos, a SETUR promoveu um café da amanhã com a categoria.

Em diversos eventos festivos do município, sejam eles religiosos ou profanos, a Secretaria de Turismo também esteve presente prestando serviços à população franciscana, com estrutura, segurança e conforto, a exemplo da Festa em Homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Praia, as missas que foram celebradas na sede e nos bairros, a Regata Centenária de Canoas, que aconteceu no bairro de Santo Estêvão, o Festival de Mariscos, o 1º Encontro JetRecôncavo, o Réveillon 2018, a tradicional Festa do Cais, dentre muitas outras ações que foram ou estão sendo realizadas em São Francisco do Conde, que contam com a dedicação, o compromisso e a responsabilidade da gestão Evandro Almeida e dos profissionais que atuam na Secretaria de Turismo do município, por meio de gestora da pasta, Ússula Flávia, que em 2018, assim como nos anos anteriores, cumpriu com suas metas e alcançou resultados positivos para o município.