Retrospectiva da Saúde 2018: Saúde de São Francisco do Conde recebeu prêmios nacional e estadual

O ano de 2018 foi especial para a saúde do município, pois a cidade ganhou dois importantes prêmios, sendo um nacional e outro estadual, pela experiência exitosa do Acolhimento Pedagógico proposto aos profissionais de saúde no ano de 2017.

Por conta desse trabalho, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, foi selecionada para participar da XV Mostra Brasil – Aqui Tem SUS, dentro do XXXIV Congresso Nacional do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), em Belém – PA, o que rendeu ao município o Prêmio Nacional de Melhor Experiência na Atenção Básica.

O município também teve seu trabalho reconhecido, mais uma vez, no dia 23 de agosto. Daquela vez, no auditório da União dos Municípios da Bahia – UPB, onde recebeu o Prêmio Irmã Dulce, por meio do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA).

No Centro Administrativo da Bahia (CAB) foram premiadas as melhores experiências desenvolvidas por profissionais de saúde dos municípios selecionados para representar a Bahia na 15ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”.

Representando São Francisco do Conde, a secretária de Saúde do município, Eleuzina Falcão, recebeu o prêmio, acompanhada por profissionais da Atenção Básica em Saúde.

A experiência apresentada durante o congresso envolveu o cotidiano das equipes de saúde, permitindo momentos de reflexão e avaliação dos comportamentos profissionais, como instrumento capaz de modificar a realidade, impactando no atendimento da população franciscana e refletindo nos indicadores de saúde do município. Além disso, contou com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB e do Instituto de Saúde Coletiva – ISC/ UFBA.

Esse modelo de acolhimento será implantado também em outros municípios, que viram essa ação do município como experiência exitosa em saúde pública.