SAMU 192 de São Francisco do Conde terá frota renovada com 02 novas ambulâncias em 2019

Durante as celebrações que marcaram os 10 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, no dia 29 de agosto, em São Francisco do Conde, a secretária da pasta, Eleuzina Falcão, fez o anuncio em primeira mão, que o município receberá duas novas ambulâncias para renovação da frota composta hoje uma ambulâncias básica e outra avançada.

Em discurso, a secretária Municipal da Saúde, Eleuzina Falcão, revelou que a base do SAMU de São Francisco do Conde 192 está inserida na Região Metropolitana e é um suporte essencial aos municípios da região: “Atendemos a comunidade franciscana e todo entorno. São 365 dias por ano funcionando para garantir a essa comunidade a segurança de verdadeiros anjos da guarda. Quero também anunciar a renovação da frota e dizer que vamos receber duas novas ambulâncias para atender cada vez mais e melhor”.

Por intermédio do Ministério da Saúde – MS, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde assinou um termo que tem por objetivo a doação, com encargos, de 02 ambulâncias para utilização como renovação de frota, tendo por finalidade o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

O município compromete-se a destinar os veículos ao desenvolvimento dos serviços e ações de assistência de urgência médica à população, visando à melhoria da qualidade de atendimento e o aperfeiçoamento e expansão da capacidade operacional do Sistema Único de Saúde, em especial na atenção às urgências.

Veja quando chamar o SAMU

◾Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;

◾Intoxicação exógena e envenenamento;

◾Queimaduras graves;

◾Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

◾Em tentativas de suicídio;

◾Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

◾Afogamentos;

◾Choque elétrico;

◾Acidentes com produtos perigosos;

◾Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

◾Agressão por arma de fogo ou arma branca;

◾Soterramento, Desabamento;

◾Crises Convulsivas;

◾Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.